Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/18414
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_AngelicaBeatrizSouzaESilva.pdf87,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Abordagens de processos criativos : o teatro de Hugo Rodas
Autor(es): Silva, Angélica Beatriz Souza e
Orientador(es): Mota, Marcus Santos
Assunto: Processo criativo
Criatividade
Rodas, Hugo, 1939 -
Data de publicação: 2-Jul-2015
Referência: SILVA, Angélica Beatriz Souza e. Abordagens de processos criativos: o teatro de Hugo Rodas. 2014. 290 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Esta pesquisa investigou diferentes abordagens sobre criatividade e processos criativos, trançando um panorama sobre esses temas. Foram discutidas questões específicas sobre o ato criativo enquanto um processo permeado por transformações, envolvendo o consciente e o inconsciente, realizado tanto por um indivíduo como por um coletivo. Observou-se que múltiplos caminhos podem ser percorridos para sua execução e algumas possibilidades de associações entre documentos e registros em processos criativos. Em seguida, foi estabelecido um diálogo entre esses estudos e o fazer artístico de Hugo Rodas no processo criativo do espetáculo Rei David, montado e apresentado em Brasília em 2012. A pesquisa apresenta brevemente a formação e o percurso de Rodas na capital brasileira até o momento atual e enfatiza as características desse artista em relação ao trabalho com um grupo – o elenco que participou do processo de Rei David –, os aspectos que guiaram seu fazer criativo e as principais transformações no processo de construção das cenas.
Abstract: This research investigated different approaches to creativity and creative processes braiding an overview of these issues. Specific questions about the creative act were discussed considering creativity as a process consisting of a constant transformation. This process involves the conscious and unconscious, both can be conducted by an individual or by a collective. It was observed that multiple ways can be covered for their execution and some possible associations between documents and records in creative processes. After this analyses it was established a dialogue between these studies and the artistic work of Hugo Rodas in the creative process of the play King David [Rei David], produced and presented in Brasília in 2012. The research briefly introduces the formation and the initial works of Rodas in Brasília until today and emphasizes the characteristics of Rodas’ work with a group, the cast that participated in the King David process, and his aspects that guided their creative process and the transformations in the construction of the scenes process.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2014.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2014.12.D.18414
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.