Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/18504
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2014_DanielleBatistaDeMoraes.pdf957,96 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Lazer e estética : as possibilidades de Lukács para o debate da Educação Física
Auteur(s): Moraes, Danielle Batista de
Orientador(es):: Húngaro, Edson Marcelo
Assunto:: Educação física
Lukács, György, 1885-1971 - crítica e interpretação
Estética
Lazer
Date de publication: 17-aoû-2015
Référence bibliographique: MORAES, Danielle Batista de. Lazer e estética: as possibilidades de Lukács para o debate da Educação Física. 2014. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Résumé: Em tempos de transformações societárias que acabam configurando a desumanidade e o empobrecimento da razão. Vemos a urgência da luta contra os obstáculos do desenvolvimento humano, principalmente na “luta ideológica”. E para isso faz necessária à renovação do marxismo, e o esforço teórico de Georg Lukács é importante para proposição de investigar as possibilidades da estética no lazer da Educação Física Brasileira. Para tal objetivo, abordamos as discussões que têm sido realizadas no campo da estética, procuramos de forma geral discorrer sobre as teorias da beleza afim de que pudéssemos diminuir a abstração do tema através de noções iniciais destas teorias. Em sequência procuramos abordar os aspectos gerais do balanço teórico realizado por Lukács na Filosofia, resultado de algumas investigações que apresentam a categoria da particularidade como elemento central da sua obra madura, para somente depois abordarmos discussões da estética luckasiana, com intuito de levantar alguns aspectos fundamentais sob os quais ela foi construída. Depois investigamos a produção acadêmica sobre estética no debate do lazer, no âmbito da Educação Física Brasileira para apresentar uma analise da produção do conhecimento sobre estética e o lazer. Este desafio consistiu em selecionar, mapear e analisar criticamente a produção acadêmica da área no que tange a esta temática, evidenciando como aparecem as contribuições marxistas de viés lukacsiano. Feitas as constatações de que há ausência deste debate na área, apresentamos as discussões conceituais do lazer a partir do trabalho e tempo livre. Por fim, apontamos para uma para a possibilidade de um novo tipo de intervenção que assumam o caráter de resistência e transgressão para questionar e pensar um Projeto de Emancipação Humana, através do embasamento teórico metodológico da estética marxista de Lukács.
Abstract: In times of societal changes, there are the inhumanity and the impoverishment of reason. We see the urgency of combating human development obstacles, especially in the "ideological struggle". And it is necessary for the renewal of Marxism, and the theoretical effort of Georg Lukacs is important to propose to investigate the aesthetic possibilities of the leisure of the Brazilian Physical Education. For this goal, we approach the discussions that have taken place in the field of aesthetics, seek generally talk about the beauty of theories in order that we could reduce the theme of abstraction through basics of these theories. In sequence seek to address the general aspects of the theoretical balance held by Lukacs in philosophy, the result of some investigations that have the particularity category as the central element of his mature work, for only then we approach discussions of luckasiana aesthetics, aiming to raise some fundamental aspects under which it was built. After investigated the scholarship on the aesthetic pleasure of the debate within the Brazilian Physical Education to present an analysis of knowledge production on aesthetics and recreation. This challenge was to select, map and critically analyze the academic production in the area in relation to this subject, showing as they appear Marxist contributions of lukacsiano bias. Made the observation that there is an absence of this debate in the area, we present the conceptual discussions leisure from work and free time. Finally, we point to one for the possibility of a new type of intervention that take the strength of character and transgression to question and think a Human Emancipation Project, through the methodological theoretical foundation of Marxist aesthetics of Lukacs.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação Física (FEF)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação Strictu-Sensu em Educação Física, 2014.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2014.12.D.18504
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/18504/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.