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Título : Consumo e felicidade : efeitos do valor informativo e da forma de pagamento
Otros títulos : Consumption and happiness : effects of informational value and payment method
Autor : Ramos, Érika Martins Silva
Orientador(es):: Iglesias, Fabio
Assunto:: Comportamento do consumidor
Consumo
Hedonismo
Fecha de publicación : 15-oct-2015
Citación : RAMOS, Érika Martins Silva. Consumo e felicidade: efeitos do valor informativo e da forma de pagamento. 2015. 32 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumen : O que vestir, em qual restaurante almoçar, qual filme assistir ou para onde viajar nas férias descrevem típicos processos de decisão no consumo de produtos e serviços. Essas escolhas incluem aspectos econômicos e materiais (valor utilitário), assim como hedonômicos e de troca social (valor informativo), mas também são caracterizadas por consequências ambíguas: o prazer resultante do consumo é acompanhado pela aversão em ter que ceder parte da renda pessoal para realizar o pagamento. Uma das principais formas de minimizar essa aversão é o uso do crédito, pois permite que as pessoas atrasem ou parcelem pagamentos, maximizando também o prazer no momento da compra. Mas quais são os efeitos das formas de pagamentos à vista e parcelado e do valor informativo dos bens sobre o comportamento de consumo? Quais os elementos da situação de consumo que permitem ao consumidor obter maiores níveis de felicidade com a compra? Adotando uma perspectiva de método misto (a chamada estratégia incorporada concomitante), esta dissertação na forma de artigo procurou responder a essas perguntas em dois estudos, com a produção e análise de dados em diferentes níveis. O Estudo 1, um survey online de caráter quantitativo, teve como objetivo testar o efeito do valor informativo e da forma de pagamento dos produtos sobre a intenção de compra, a previsão de felicidade e o montante que consumidores (n = 312) se dispõem a pagar. Foram elaborados cenários de consumo de quatro produtos com marcas de baixo e alto valor informativo. Os resultados revelaram que o valor informativo dos produtos exerceu maior controle sobre a tomada de decisão dos consumidores do que as variáveis econômicas. O Estudo 2, um diário online de caráter qualitativo com duração de cinco dias, teve como objetivo descrever alguns elementos presentes nas situações que os consumidores (n = 59) julgam serem compras felizes, ou seja, com características hedônicas. Os resultados mostraram que as compras mais felizes não são necessariamente as mais caras, que os consumidores estavam acompanhados na maioria delas (principalmente pela família) e que os elementos mais proximais da contingência de compra, o desconto e o alto valor do bem foram as justificativas de escolha de pagamento de maior frequência. Além das implicações metodológicas de estudo de método misto, que é escassa na área, o trabalho também contribui com insumos para as ações educativas e de regulamentação de comportamentos de consumo no Brasil.
Abstract: What should I dress, where should I have lunch, which movie should I watch and where should I travel to, are typical decision processes when consuming products and services. These choices include economic and material (utilitarian value), as well as hedonomic and socially aspects (informative value), but are also characterized by ambiguity: the pleasure of consuming is followed by the aversive consequences of ceding part of the personal income to make a payment. One of the main ways to minimize this aversion is credit use, because it allows consumers to postpone or pay by installments, which also maximizes present good feelings. But what are the effects of prompt or credit card payments, and the informative value of goods on consumer behavior? Which variables in the consumption situation allows the consumer to be happier? By adopting a mixed-method perspective (the so called concurrent procedure), this thesis took the form of an article to answer these questions in two studies, including the production and analysis of data in different levels. In Study 1, an online survey (quantitative) tested the effects of the informative value and payment method on buying intention, emotional forecast and total amount consumers (n = 312) are willing to pay. Scenarios were developed with four products of low and high informative value. Results showed that informative value exerted more control on decision making than economic variables. In Study 2, an online fiveday diary (qualitative), allowed for the description of situations that consumers (n = 59) judged as happy purchases, thus with hedonic characteristics. Results showed that the happiest experiences were not necessarily the most expensive ones, that consumers were accompanied (typically by their families), and that proximal elements of the purchase contingencies, discounts, and high values were more used to justify their payment method. Along with some methodological implications of using a mixed-method design, which is relatively scarce in the area, this research also contributes with inputs for the educational and regulatory actions of consumer behavior in Brazil.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2015.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações
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DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.03.D.18599
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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