http://repositorio.unb.br/handle/10482/18608
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2013_OsvaldodeFreitasNeto.pdf | 14,27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Avaliação experimental e numérica de radiers estaqueados com estacas defeituosas em solo tropical do Brasil |
Autor(es): | Freitas Neto, Osvaldo de |
Orientador(es): | Cunha, Renato Pinto da |
Coorientador(es): | Santos Júnior, Olavo Francisco dos |
Assunto: | Fundações (Engenharia) Estacaria (Engenharia civil) Método dos elementos finitos |
Data de publicação: | 20-Out-2015 |
Data de defesa: | 21-Ago-2013 |
Referência: | FREITAS NETO, Osvaldo de. Avaliação experimental e numérica de radiers estaqueados com estacas defeituosas em solo tropical do Brasil. 2013. xl, 253 f., il. Tese (Doutorado em Geotecnia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | A compreensão de um sistema de fundação à luz da interação solo-estrutura tem recebido
atenção especial dos pesquisadores, principalmente por suas aplicações e caráter práticos. As
metodologias de cálculo de fundações em radier estaqueado são mais complexas, uma vez que
não há simplificação na consideração das variáveis de interação entre o radier, as estacas e o
solo, simultaneamente. Além das variáveis de interação, previstas nas respectivas
metodologias de cálculo, nesta pesquisa, avaliou-se o comportamento de radiers estaqueados sujeitos à presença de estacas defeituosas carregados verticalmente. Pode-se denominar o defeito em uma estaca como uma “variável oculta” do ponto de vista analítico, visto que não é
considerada nas equações, formulações e metodologias, pois, no contexto geral, surgem em
casos fortuitos ou pela própria negligência no controle executivo. O desenvolvimento contou
com a realização de ensaios laboratoriais, análises numéricas e por fim a etapa realizada no
Campo Experimental da FEC-UNICAMP. Em campo foram realizadas três provas de carga
configuradas da seguinte forma: (a) um radier assentado sobre uma estaca defeituosa (CD1);
(b) um radier com duas estacas íntegras e uma defeituosa (CD3); e (c) um radier com três
estacas íntegras e uma defeituosa (CD4). As estacas executadas no campo experimental
tiveram 0,25 metros de diâmetro e 5 metros de comprimento, todas instrumentadas no topo e
na ponta, e com espaçamento entre eixos equivalente a 5 diâmetros. A região danificada da estaca mediu 0,60 metros e está posicionada entre 1,90 metros e 2,50 metros abaixo da cota de arrasamento dos respectivos radiers. Notou-se, conforme previsto que quando submetidas aos primeiros incrementos de carregamento, durante as provas de carga, a região defeituosa foi mobilizada com uma carga tal, que conduziu a mesma a ruptura estrutural. Para definir a carga sob a qual a estaca defeituosa deveria romper estruturalmente, foram inicialmente realizadas análises com a ferramenta numérica LCPC-CESAR (versão 4.0), que é baseada no
método dos elementos finitos. Durante as provas de carga, observou-se que após a ruptura estrutural da estaca defeituosa, devido ao recalque diferencial no radier, houve alívio das cargas aplicadas sobre as estacas íntegras, quando as estacas foram submetidas à tração, de modo que os radiers passaram absorver a maior parte da carga total aplicada. Foram
determinados para cada um dos radiers fatores de segurança global e parciais, assim como os
valores de distorção angular. Foram realizadas para todos os radiers estaqueados ensaiados nesta tese e mediante os resultados obtidos nas três etapas (laboratório, numérica e campo), pode-se concluir que os mesmos foram satisfatórios e apresentaram significativa concordância entre si, dando a entender melhor o comportamento deste complexo sistema de fundação. ________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT The understanding of a foundation system in the light of the soil-structure interaction has received special attention from researchers, mostly for its practical applications and nature. The methods of calculating piled raft foundations usually come forward in a complex way, since there is no simplification in the consideration of the variables that simultaneously interact the raft, the piles and the soil. In addition to the interaction variables, anticipated by the respective calculation methodologies, this research aims to assess the behavior of piled rafts subject to the presence of defective piles. In the analytical point of view, one can name the defect in a pile as a “hidden variable”, since it is not considered in equations, formulations and methodologies because, in the general, it arises in fortuitous cases or even by negligence during executive control. The development of this work has been conducted by laboratory testing, numerical analyses and ultimately by the step performed in the experimental field of FEC-UNICAMP. In the field experiment phase, three load tests configured as follows have been carried out: (a) a raft supported on a defective pile (CD1), (b) a raft on two intact piles and a defective one (CD3), and (c) a raft on three intact piles and a defective one (CD4). Each pile in the experimental field is 0.25 m in diameter and 5 m in length, all instrumented at the top and tip, with spacing between shafts corresponding to 5 diameters. The damaged region of the pile measures 0.60 m long and is positioned between 1.90 m and 2.50 m below the cut-off level. When subjected to the first load increments during the load tests, the defective region is expected to mobilize with a load such that it leads to the same structural rupture. To set the rupture load of the pile, analyses have been initially performed with the LCPC-CESAR (version 4.0) numerical tool, which has the finite element method as solution. During the load tests, it was observed that after the rupture of the defective pile due to differential settling in the raft, there was a relief of load applied on the intact piles. Since then they have been subjected to traction, so the raft became responsible for absorbing most of the total load applied. As for the numerical analyses, they have been complemented and carried out for all rafts tested in this thesis. From the results obtained in the laboratory, numerical and field investigations, it can be concluded that they have been satisfactory and showed a significant correlation. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) |
Informações adicionais: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2013. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Geotecnia |
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