Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/18609
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2013_PedroLuizKaledDaCas.pdf3,69 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Projeto otimizado de um veículo lançador de satélites baseado em propelentes híbridos
Auteur(s): Cás, Pedro Luiz Kaled Da
Orientador(es):: Veras, Carlos Alberto Gurgel
Coorientador(es):: Barcelos Júnior, Manuel Nascimento Dias
Assunto:: Veículos espaciais - sistemas de propulsão
Satélites
Engenharia aeroespacial
Date de publication: 20-oct-2015
Référence bibliographique: CÁS, Pedro Luiz Kaled Da. Projeto otimizado de um veículo lançador de satélites baseado em propelentes híbridos. 2013. 152 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências Mecânicas)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2013.
Résumé: The First chapter of this work provides a preliminary overview of the proposed activities outlining the motivations, objectives and proposed methodology to achieve the settled goals. The second chapter of this work analyses the markets for a microsatellite launcher and estimates the possible market share attainable by a Brazilian launcher in the category proposed. The third chapter presents the optimization technique employed and the various technological alternatives considered comparing then both qualitative and quantitative. The MDO algorithm is presented and detailed in this chapter. The forth chapter of this work proposes 7 optimization cases contemplating the most engineering and economically wise design alternatives. In the same chapter the 7 optimized designs are compared and a resulting solution is obtained. The resulting solution is then optimized again addressing design problem encountered during the optimization of the earlier 7 cases. The fifth chapter proposes a conclusion for the work and outlines future initiatives for continued work on the design of the microsatellite launcher.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Mecânica (FT ENM)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2013.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ciências Mecânicas
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/18609/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.