Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/18686
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_ GlaucemáriadaSilvaRodrigues.pdf2,36 MBAdobe PDFView/Open
Title: Análise da abordagem ativa no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de planejamento de transportes
Authors: Rodrigues, Glaucemária da Silva
Orientador(es):: Arruda, Fabiana Serra de
Assunto:: Engenharia - estudo e ensino
Engenharia de transportes
Ensino superior
Mapa conceitual
Issue Date: 5-Nov-2015
Citation: RODRIGUES, Glaucemária da Silva. Análise da abordagem ativa no processo de ensino-aprendizagem na disciplina de planejamento de transportes. 2015. 116 f. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Abstract: O cenário educacional das instituições de ensino em Engenharia tem muitas vezes proporcionado uma pratica pedagógica voltada para o método tradicional. A hegemonia desta pratica pedagógica pode não ser adequada à formação do perfil esperado destes profissionais para esta área laboral. Em virtude disto, vários pesquisadores buscaram alternativas para melhorar o processo de ensino-aprendizagem no curso de Engenharia. Uma prática encontrada por esses pesquisadores para melhoria do processo de ensino-aprendizagem deste curso foi à utilização de uma abordagem ativa por meio da resolução de problemas. Esta abordagem tem sido utilizada como uma alternativa para quebra deste paradigma, e teve boa aceitação por parte dos alunos. Em virtude disso, esta pesquisa buscou-se verificar se o uso da abordagem ativa por meio da problematização contribui para a construção do conhecimento dos alunos na disciplina Planejamento de Transporte. Iniciando com a revisão bibliográfica dos principais trabalhos nesta área, os quais deram suporte para definição do método a ser aplicado, este definido de forma a contemplar o objetivo da pesquisa e os objetivos educacionais. As etapas metodológicas definidas contemplaram o planejamento do processo de ensino-aprendizagem como também os procedimentos metodológicos a serem desenvolvidos durante todo o processo. A disciplina de Planejamento de Transportes foi ofertada no segundo semestre do ano de 2014 em duas turmas “A” e “B”, que foram ministradas com abordagens diferentes, sendo turma-“A” abordagem tradicional turma-“B” abordagem ativa. Os resultados indicam que a abordagem ativa contribui para evidenciar a aprendizagem significativa, como também para melhorar o desempenho dos alunos na disciplina em questão. Portanto, pode-se afirmar que este trabalho contribuiu para o processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Planejamento de Transportes e, por meio da observação de um cenário real, os alunos foram incentivados a construírem novos conhecimentos a respeito do significado do Planejamento de Transportes.
Abstract: The educational scenario of teaching institutions in engineering has often offered pedagogical practices to the traditional method. The hegemony of these pedagogical practices may not be appropriate for training of the expected profile of these professionals for this labor area. Because of this, many researchers have sought alternatives to improve the teaching-learning process in the Engineering program. One practice found by these researchers to improve the teaching-learning process of this program, was the use of an active approach in resolution of problems. This approach has been used as an alternative to break this paradigm, and had good acceptability by the students. As a result, this study sought to verify if the use of the active approach through the problematization, contributes to the construction of knowledge of students in the Transportation Planning discipline. Starting with a literature review of the most important studies in this area, providing support to define the method to be applied in order to include the objective of this research in educational purposes. The defined methodological steps contemplated the planning of the teaching-learning process as well as the methodological procedures to be developed throughout the process. The discipline of Transportation Planning was offered in the second half of 2014 in two groups "A" and "B", each of them taught with different approaches, corresponding to group "A" the traditional approach and for group "B" the active approach. The results indicate that the active approach helps to highlight the significant learning, but also to improve the student achievements in the course in question. Therefore, it can be said that this study contributed to the process of teaching-learning in the course of Transportation Planning and through the observation of a real scenario, the students were encouraged to build new knowledge about the meaning of the Transportation Planning.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Programa de Pós-Graduação em Transportes, 2015.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Transportes
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.07.D.18686
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/18686/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.