http://repositorio.unb.br/handle/10482/18805
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2015_ JoseMarceloOliveiradaLuz.pdf | 1,58 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Avaliação de resultados e processo de uma intervenção para prevenção do vazio existencial entre adolescentes |
Auteur(s): | Luz, José Marcelo Oliveira da |
Orientador(es):: | Murta, Sheila Giardini |
Coorientador(es):: | Aquino, Thiago Antonio Avellar de |
Assunto:: | Logoterapia Promoção de saúde Adolescentes - saúde e higiene Saúde mental - adolescentes |
Date de publication: | 26-nov-2015 |
Data de defesa:: | 7-aoû-2015 |
Référence bibliographique: | LUZ, José Marcelo Oliveira da. Avaliação de resultados e processo de uma intervenção para prevenção do vazio existencial entre adolescentes. 2015. xiii, 123 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Résumé: | Na adolescência, quando o indivíduo se depara com os primeiros questionamentos existenciais, a sensação de falta de sentido da vida pode potencializar desfechos negativos em saúde mental. Assim, intervenções promotoras de sentido da vida para adolescentes tornam-se relevantes. Este estudo almejou replicar uma intervenção baseada em logoterapia para prevenção do vazio existencial entre adolescentes e avaliar o seu processo de implementação e resultados. Utilizou-se um delineamento quase-experimental, com medidas quantitativas e qualitativas, com 47 adolescentes residentes no Distrito Federal, de ambos os sexos, com idades entre 15 e 17 anos, distribuídos em duas condições: experimental – GE (N=22) e controle – GC (N=25). Ambos os grupos foram submetidos às avaliações de pré-teste e pós-teste, quando foram utilizados a Ficha Sociodemográfica, o Questionário de Sentido da Vida e a Escala de Afetos Positivos e Negativos. Outros instrumentos utilizados no decorrer da intervenção foram: Diário de Emoções, Árvore da Minha Vida, Carta a um Amigo e Diário de Campo. Ao GE foi oferecida uma intervenção grupal, centrada na leitura de poemas, fábulas e parábolas e reflexões baseadas em uma relação dialógica. O GC não recebeu nenhum tipo de intervenção. A intervenção consistiu em seis encontros semanais de 150 minutos cada. Análise temática e teste t foram utilizados para a análise dos dados. Os resultados da avaliação de processo revelaram que os adolescentes se engajaram na intervenção e a perceberam como relevante e satisfatória. Verificou-se um aumento significativo na percepção de sentido de vida e diminuição de afetos negativos para o GE quando comparado ao GC. Conclui-se que a intervenção foi benéfica para os participantes. Sugere-se que estudos futuros façam uso de delineamentos experimentais com avaliações de seguimento e considerem a qualidade da implementação em novas replicações. |
Abstract: | In adolescence, when the individual is faced with the first existential questions, the sense of meaninglessness of life may potentiate negative outcomes in mental health. Thus, interventions promoting meaning of life for teenagers become relevant. This study craved replicate an intervention based on logotherapy for prevention of existential emptiness among adolescents and evaluate their implementation process and results. Was used a quasi-experimental design with quantitative and qualitative measures, with 47 adolescents living in the Distrito Federal, of both sexes, aged between 15 and 17 years, distributed in two groups: experimental - GE (N = 22) and control - GC (N = 25). Both groups were subjected to pre-test and post-test when we used the Sociodemographic Form, the Meaning in Life Questionnaire and the Scale of Positive and Negative Affect. Other instruments used during the intervention were: Emotions Diary, Tree of My Life, Letter to a Friend and Field Diary. The GE was offered a group intervention, focused on reading poems, fables and parables and reflections based on a dialogic relationship. The CG did not receive any intervention. The intervention consisted of six weekly meetings of 150 minutes each. Thematic analysis and T test were used for data analysis. The process of evaluation results showed that adolescents engaged in the intervention and perceived as relevant and satisfactory. There was a significant increase in the perception of meaning of life and decreased negative affects to GE when compared to GC. It concludes that the intervention was beneficial for participants. It is suggested that future studies make use of experimental designs with follow-up evaluations and consider the quality of implementation in new replications. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Psicologia (IP) Departamento de Psicologia Clínica (IP PCL) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Clínica, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2015. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura |
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DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2015.08.D.18805 |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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