http://repositorio.unb.br/handle/10482/18942
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_WanessaFerreiradeSousa.pdf | 1,25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Manifestações culturais : a congada como espaço educativo dos jovens de Pinhões – MG |
Autor(es): | Sousa, Wanessa Ferreira de |
Orientador(es): | Pederiva, Patrícia Lima Martins |
Assunto: | Cultura - Brasil Congadas - Minas Gerais (MG) Educação - práticas sociais Juventude Tradição |
Data de publicação: | 17-Dez-2015 |
Data de defesa: | 31-Mar-2015 |
Referência: | SOUSA, Wanessa Ferreira de. Manifestações culturais: a congada como espaço educativo dos jovens de Pinhões – MG. 2015. 107 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Este trabalho propôs-se a investigar as relações que a juventude estabelece com os processos educativos caracterizados por trocas de saberes, crenças e tradições no espaço da manifestação cultural da congada no remanescente de quilombo em Pinhões - MG. Como objetivos específicos, buscou-se investigar o que é a juventude e de que modo ela se relaciona com a cultura e com a educação; identificar quais são as crenças, os saberes e as tradições trocadas no ambiente da congada; compreender o que os adultos esperam do jovem e o que estes esperam de si mesmos quanto à sua ligação com a tradição. Os instrumentos metodológicos utilizados foram a entrevista, o grupo focal e a observação. Foram entrevistados três adultos (dois mestres da congada e uma moradora da comunidade) e cinco jovens. Os dados coletados foram transcritos e analisados. Por meio da análise realizada, foi possível identificar que as práticas educativas que acontecem naquele ambiente cultural, envolvendo adultos e jovens, estão fortemente ligadas à conservação das crenças, saberes e valores que configuram a tradição local. Os adultos afirmaram esperar dos jovens que carreguem a tradição para o futuro sem alterá-la. Os jovens, por sua vez, reconheceram as tradições como algo valoroso, afirmaram manter contato com ela por vontade própria e demonstraram o desejo de conservá-la, mesmo que imprimam-na características novas. Foi possível identificar que, naquele ambiente, os princípios que norteiam a educação dos jovens estão assentados na vontade e na liberdade e que, ao carregarem as tradições para o futuro, os jovens o fazem por escolha e não por imposição. |
Abstract: | This work aimed to investigate the relationships that youth establishes with the educational processes characterized by exchanges of knowledge, beliefs and traditions in the space of cultural manifestation of congada in Quilombo remaining in Pine - MG. The specific objectives, we sought to investigate what is the youth and so it is related to culture and education; identify what are the beliefs, knowledge and traditions transmitted in the congada environment; understand what adults expect the young and what they expect of themselves for their binding to the tradition. The methodological tools used were interviews, focus groups and observation. We interviewed three adults (two masters of congada and a resident community) and five young adults. The collected data were transcribed and analyzed. Through the analysis, we found that the educational practices that take place in that cultural environment involving adults and young people are strongly linked to the conservation of beliefs, knowledge and values that shape the local tradition. The adults said they hoped the young people who carry the tradition into the future without changing it. Young people, in turn, recognized the traditions as something valuable, they said that the kept the contact to her at willing and demonstrating the desire to keep it, even printing on the new features. We found that, in that environment, the principles that guide the education of young people sit in the will and freedom and that, by uploading the traditions for the future, young people do by choice and not by imposition. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2015. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2015.03.D.18942 |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.