http://repositorio.unb.br/handle/10482/19041
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_AntonioSebastiaodaSilva.pdf | 1,99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Mídia e política : narrativas de veja na construção do sentido político-ideológico sobre a América Latina, entre 2008 e 2012 |
Autor(es): | Silva, Antonio Sebastião da |
Orientador(es): | Motta, Luiz Gonzaga Figueiredo |
Assunto: | Narrativa jornalística Hegemonia Globalização |
Data de publicação: | 28-Dez-2015 |
Data de defesa: | 15-Mai-2015 |
Referência: | SILVA, Antonio Sebastião da. Mídia e política: narrativas de veja na construção do sentido político-ideológico sobre a América Latina, entre 2008 e 2012. 2015. 397 f. Tese (Doutorado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Esta pesquisa tem o objetivo de compreender de que maneira a mídia brasileira organiza o conhecimento social sobre a América Latina, a partir de suas narrativas, com suas estratégias, seleção de vozes e desempenho dos personagens nas intrigas. Em essência, analisar a os procedimentos narrativos para a construção de uma matriz narrativa hegemônica provisória. Para atingir tal objetivo, a metodologia empregada é a Análise Crítica da Narrativa (MOTTA, 2013), enfocando-se os procedimentos dos narradores na configuração dos agentes sociais na tessitura da trama e na formação da diegese jornalística. Tornam-se importantes nessa análise várias categorias da narrativa - como acontecimentos-intriga, configuração diegética, pontos de viradas, protagonistas, antagonistas, matriz narrativa – que permitem ao leitor identificar o projeto dramático dos narradores da Revista Veja. O corpus da pesquisa foi retirado de narrativas políticas sobre a América Latina publicadas entre os anos de 2008 e 2012. Na pergunta que norteia este trabalho é: ‘quais são as vozes predominam na definição da ideologia política, poder e verdades sobre a América Latina?’. Nos resultados obtidos, sobressai-se à concepção de um núcleo simbólico de personagens, responsável por dar tessitura e estruturar a trama da narrativa política da revista Veja em uma matriz narrativa hegemônica provisória que, enfatiza a globalização e fazendo a defesa do modelo neoliberal, com reflexo na política, economia e cultura regional. Esta investigación tiene el objetivo aquí para entender cómo los medios de comunicación de Brasil organizan el conocimiento social sobre América Latina de sus narraciones, con sus estrategias, como una selección de voces y el comportamiento de los personajes de las intrigas. En esencia, el análisis de los procedimientos de narrativas para la construcción de una matriz narrativa hegemónica Provisional. Por lo tanto, la metodología empleada es el Análisis Crítico Narrativa (MOTTA, 2013), se centrando en los procedimientos de los narradores en la configuración de los actores sociales en el tejido de la trama y la formación de la narración periodística. Es importante en este análisis deversas categorías narrativas – tales como evento-intriga, configuración diegética, puntos de inflexión, los protagonistas, antagonistas, matriz narrativa – que permiten al lector a identificar el diseño dramático de los narradores de la revista Veja. El corpus de la investigación fue tomada de las narraciones políticas en América Latina entre 2008 y 2012. La pregunta que guía este trabajo es: '¿Cuáles son las voces predominan en la definición de la ideología política, el poder y verdades sobre América Latina?. Los resultados mostraron que hay um predominio de un núcleo simbólico de caracteres que se encarga de dar textura y estructura de la trama en la narrativa política de la revista Veja dentro de una matriz narrativa hegemónica temporal que, enfatizando la globalización y haciendo una fuerte defensa del modelo neoliberal, se refleja emla política, la economía y la cultura regional. |
Abstract: | This research has the goal here to understand how the Brazilian media organizes social knowledge about Latin America from their narratives, with their strategies, as a selection of voices and performance of the characters in the intrigues. In essence, analyzing the narrative procedures for the construction of a matrix narrative hegemonic Provisional. To achieve this goal, the methodology employed was the Critical Analysis of the Narrative (MOTTA, 2013), focusing the narrators procedures in the configuration of social actors in the plot and the building of journalistic diegese. Several categories of narrative, events – such as intrigue, dramatic framework, turning points, protagonists, antagonists, narrative matrix - are important analysis, so as to allow the identification of the dramatic project of the Veja magazine. The research corpus was extracted from political narratives of this in editions published between 2008 and 2012. The research question that guides this investigation is: ‘Which voices predominate in the definition of political ideology, power and truths about Latin America?'. The results showed that there is a dominate of a symbolic nucleus of characters that is responsible for giving texture and structure the plot of Veja magazine within a temporary hegemonic narrative matrix that, by emphasizing globalization and making a strong defense of the neoliberal model, reflexts in politics, economy and regional culture. |
Resumen: | Esta investigación tiene el objetivo aquí para entender cómo los medios de comunicación de Brasil organizan el conocimiento social sobre América Latina de sus narraciones, con sus estrategias, como una selección de voces y el comportamiento de los personajes de las intrigas. En esencia, el análisis de los procedimientos de narrativas para la construcción de una matriz narrativa hegemónica Provisional. Por lo tanto, la metodología empleada es el Análisis Crítico Narrativa (MOTTA, 2013), se centrando en los procedimientos de los narradores en la configuración de los actores sociales en el tejido de la trama y la formación de la narración periodística. Es importante en este análisis deversas categorías narrativas – tales como evento-intriga, configuración diegética, puntos de inflexión, los protagonistas, antagonistas, matriz narrativa – que permiten al lector a identificar el diseño dramático de los narradores de la revista Veja. El corpus de la investigación fue tomada de las narraciones políticas en América Latina entre 2008 y 2012. La pregunta que guía este trabajo es: '¿Cuáles son las voces predominan en la definición de la ideología política, el poder y verdades sobre América Latina?. Los resultados mostraron que hay um predominio de un núcleo simbólico de caracteres que se encarga de dar textura y estructura de la trama en la narrativa política de la revista Veja dentro de una matriz narrativa hegemónica temporal que, enfatizando la globalización y haciendo una fuerte defensa del modelo neoliberal, se refleja emla política, la economía y la cultura regional. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Comunicação (FAC) |
Informações adicionais: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de pós-graduação em Comunicação, 2015. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2015.05.T.19041 |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.