http://repositorio.unb.br/handle/10482/19160
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2015_EmmanuelAldanodeFrancaMonteiro.pdf | 2,02 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Avaliação do processo de agendamento de caminhões transportadores de granéis sólidos vegetais para acesso aos terminais portuários : o caso porto de Santos |
Auteur(s): | Monteiro, Emmanuel Aldano de França |
Orientador(es):: | Shimoishi, José Matsuo |
Assunto:: | Logística portuária Regulação de tráfego |
Date de publication: | 13-jan-2016 |
Data de defesa:: | 27-mar-2015 |
Référence bibliographique: | MONTEIRO, Emmanuel Aldano de França. Avaliação do processo de agendamento de caminhões transportadores de granéis sólidos vegetais para acesso aos terminais portuários: o caso porto de Santos. 2015. xi, 70 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Résumé: | O aumento da movimentação portuária, principalmente no período das safras agrícolas, provoca o surgimento de estudos e pensamentos às novas maneiras de gerenciar e otimizar o fluxo de caminhões que acessam o porto. A racionalização dos custos de transportes apresenta efeitos significativamente benéficos sobre o componente mais expressivo dos custos logísticos. Um dos principais gargalos na logística portuária é a geração de filas nos períodos de safra nos portos que tradicionalmente exportam maior parcela da produção agrícola do país, os Portos de Paranaguá e Santos. O objetivo deste trabalho se deu pelo entendimento do comportamento das filas de caminhões graneleiros no período crítico da safra 2013/2014 no Porto de Santos. O problema central do trabalho é responder à seguinte pergunta: Qual a influência do processo de agendamento de veículos para acesso ao Porto de Santos e seus impactos no nível de serviço do processo de embarque da carga? Como hipótese de pesquisa, procurou-se verificar se na prática o sistema de agendamento proposto atende ao propósito para o qual foi concebido, ou seja, normalização de fluxo de chegadas de caminhões e a não geração de filas. Como métodos e resultados, procuraram-se elementos que validassem ou refutassem a hipótese inicial, analisando parâmetros de desempenho como: Riscos de geração de filas, tempos de espera dos veículos e comportamento dos custos do frete. Como resultado, a relação das variáveis do sistema demonstrou folga de capacidade de pátio regulador diante da projeção de picos de acessos até o ano de 2020. Verificou-se também correlação entre os níveis de agendamento e eficiência de embarque, possivelmente o nível de regulação ou agendamento dos caminhões foi a variável que propiciou redução do preço do frete (variável resposta) ao longo do ano. |
Abstract: | The increase in port handling, especially during agricultural harvest period, induces studies on new ways in manage and optimize truck´s traffic that access port facilities. The cost reduction in transport field presents strong positive effect due to the most expressive element in costs logistics. One of the principal ports logistic bottlenecks is the row creation, during agricultural harvest period on ports that traditionally export the biggest part of farming production in Brazil, Paranagua and Santos’ ports. This study’s purpose is to understand the truck’s row behavior during critical harvest 2013/2014 period at Santos Port. and contribute for possible adjusts at system settings that provide: Mitigate externalities to the society due to improve process’s level of service on unloading truck bulk carrier. The main problem of this study is to answer the question: What is the influence of truck’s scheduling at Santos Port access and this impact on the level of service during loading process? As a research hypothesis, we tried to check, in practice, if the system as it purpose serves for what it was built, in other words, normalization on truck’s arrivals flow and no row creation. As methods and results, we search for elements that validate or refute the initial hypothesis, analyses performance parameters as: risk in row creation, trucks waiting times and performance in freight costs. As a result, the relationships between system variables show lack of capacity at patio controller due to access’s peaks projection until 2020 year. Also, it was found the correlation between the scheduling level and loading efficiently, possible the regulation leve or truck scheduling was the variable that provides freight costs (explained variable) during the year. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2015. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Transportes |
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DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2015.03.D.19160 |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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