http://repositorio.unb.br/handle/10482/19237
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2015_WesleyCândidodeMelo.pdf | 7,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Impacto sonoro provocado por polo gerador de viagem : Aeroporto Internacional de Brasília |
Outros títulos: | Noise impact caused in polo travel generator : International Airport Brasilia |
Autor(es): | Melo, Wesley Cândido de |
Orientador(es): | Arruda, Fabiana Serra de |
Coorientador(es): | Garavelli, Sérgio Luiz |
Assunto: | Poluição sonora Aeroportos Ruído aeronáutico Brasília (DF) |
Data de publicação: | 23-Jan-2016 |
Data de defesa: | 15-Jul-2015 |
Referência: | MELO, Wesley Cândido de. Impacto sonoro provocado por polo gerador de viagem: Aeroporto Internacional de Brasília. 2015. xiii, 117 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | A relação entre o clima acústico de uma região aeroportuária e a caracterização de um aeroporto como Polo Gerador de Viagens (PGV), ainda é pouco estudada no Brasil. Porém, já é visto como um grande desafio para os gestores dos aeroportos. Neste sentido, este estudo, o qual se refere ao mapeamento de ruído, avaliando em um primeiro momento o ruído rodoviário e o aéreo separadamente e posteriormente de forma combinada em dois cenários distintos, tem por objetivo avaliar a paisagem sonora da região de influência do Polo Gerador de Viagens do Aeroporto Internacional de Brasília, considerando como fontes de ruído os tráfegos aéreo, rodoviário e ferroviário. O método de pesquisa utilizado foi baseado em simulações de “curvas de ruído”, para assim, obter as cartas acústicas, de modo a determinar o ruído combinado devido os modais que influenciam o clima acústica da região. Com essas cartas, também foi possível determinar a população exposta e dentre estas, o percentual das pessoas incomodadas, das altamente incomodadas e também das pessoas com distúrbio do sono, pelo ruído aeroviário e rodoviário para as métricas Ln e Lden. Percebe-se, assim que o uso de transportes de maior capacidade (modal ferroviário), no acesso aos aeroportos, tende a proporcionar benefícios significativos não só para o meio ambiente, mas também para todos que residem no entorno deste Polo Gerador de Viagens. Por fim, ressalta-se que a abordagem apresentada nesta dissertação é complexa e os resultados encontrados poderão subsidiar na gestão de conflitos entre os atores envolvidos, gerir e preservar a qualidade do conforto acústico da região, bem como proporcionar a articulação com o planejamento de transporte e de ordenamento territorial. |
Abstract: | The relationship between the acoustic atmosphere of an airport area and the characterization of an airport as Polo Trips Generator, is not well known in Brazil. However, it is seen as a major challenge for the managers of the airports. Thus, this study, which refers to noise mapping, evaluating at first the road noise and air separately and then combined to form two distinct scenarios, aims to assess the soundscape of the influence of region Polo Trips Generator Brasilia International Airport, considering how noise sources the air, road and rail traffic. The research method used was based on simulations of "noise curves", to thus obtain the acoustic letters in order to determine the combined noise due modal influencing the acoustic climate. With these letters, it was also possible to determine the exposed population and among these, the percentage of troubled people, highly disturbed and that of people with sleep disorders, the air transportation and road noise for Lden and Ln metrics. It is clear, so the use of larger capacity transport (railways), access to airports, tends to provide significant benefits not only the environment but also for all who reside in the vicinity of this Polo Travel generator. Finally, it stresses that the approach presented in this work is complex and the results may support the management of conflicts between stakeholders, manage and preserve the quality of the acoustic comfort of the region and provide liaison with the transportation planning and land use planning. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Programa de Pós-Graduação em Transportes, 2015. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Transportes |
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DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2015.07.D.19237 |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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