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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/19260
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2015_RogerioCalazansVerly.pdf16,76 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
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dc.contributor.advisorRêgo, João Henrique da Silva-
dc.contributor.authorVerly, Rogério Calazans-
dc.date.accessioned2016-01-24T14:43:10Z-
dc.date.available2016-01-24T14:43:10Z-
dc.date.issued2016-01-24-
dc.date.submitted2015-06-29-
dc.identifier.citationVERLY, Rogério Calazans. Avaliação de metodologias de inspeção como instrumento de priorização de intervenções em obras de arte especiais. 2015. xix, 178 f., il. Dissertação (Mestrado em Estruturas e Construção Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/19260-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2015.en
dc.description.abstractIntervenções adequadas realizadas em momentos oportunos são uma forma eficiente de se interferir no processo de deterioração de estruturas de Obras de Arte Especiais - OAEs. O objetivo deste trabalho é avaliar duas metodologias de inspeção de estruturas quanto à priorização das OAEs para intervenções: a primeira delas é aplicada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT, e a segunda é a metodologia GDE/UnB, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Estruturas e Construção Civil da Universidade de Brasília - PECC/UnB. Foram realizadas inspeções visuais em 22 OAEs localizadas em Brasília/DF e os dados coletados foram utilizados para a avaliação das estruturas pelas duas metodologias estudadas. Os resultados obtidos foram analisados e a formulação da metodologia GDE/UnB foi alterada para um melhor ajuste à aplicação em um sistema de gestão de OAEs. Posteriormente, analisou-se a incidência dos diferentes danos nas estruturas inspecionadas. Concluiu-se que a metodologia GDE/UnB, com a formulação proposta neste trabalho, apresenta resultados com valores mais escalonados que os fornecidos pela metodologia do DNIT, o que facilitou a priorização das estruturas para intervenções.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleAvaliação de metodologias de inspeção como instrumento de priorização de intervenções em obras de arte especiaisen
dc.title.alternativeEvaluation of inspection methodologies as an instrument of prioritization for bridge interventionsen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordObras de arteen
dc.subject.keywordInspeção de segurançaen
dc.subject.keywordEstrutura (Engenharia Civil)en
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2015.06.D.19260-
dc.contributor.advisorcoCastro, Eliane Kraus de-
dc.description.abstract1Appropriate interventions, carried out at the right time, are an efficient way to interfere within the deterioration process of bridges’ structures. This research aims to evaluate two methodologies for inspection of these structures applied in the prioritization of bridges’ interventions: the first one is used by Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT; the second one is a methodology developed by Programa de Pósgraduação em Estruturas e Construção Civil da Universidade de Brasília - PECC/UnB, called GDE/UnB. Throughout the research, 22 bridges were visually inspected and the collected data was applied into the evaluation of these structures using both methodologies. The results were analyzed and the formulation of the GDE/UnB methodology was adjusted to better suit application to a bridge management system. Later, an analysis of the incidence of different damages was made using the inspected structures. In conclusion, the GDE/UnB methodology and its proposed formulation showed better-calibrated results in comparison with the methodology used by DNIT, which made the prioritization process for intervention of structures easier.-
dc.description.unidadeFaculdade de Tecnologia (FT)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civilpt_BR
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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