http://repositorio.unb.br/handle/10482/19549
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
2015_SarahGabrielaRibeiroSantos.pdf | 6,69 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | O ensino de uma habilidade complexa a indivíduos instituídos deficientes intelectuais : um relato de experiência |
Auteur(s): | Santos, Sarah Gabriela Ribeiro |
Orientador(es):: | Orrú, Sílvia Ester |
Coorientador(es):: | Raad, Ingrid Lilian Fuhr |
Assunto:: | Deficientes - educação Softwares educativos Ensino e aprendizagem Deficiência intelectual |
Date de publication: | 22-fév-2016 |
Data de defesa:: | 9-oct-2015 |
Référence bibliographique: | SANTOS, Sarah Gabriela Ribeiro. O ensino de uma habilidade complexa a indivíduos instituídos deficientes intelectuais: um relato de experiência. 2015. 108 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Résumé: | O presente trabalho resulta da vivência da pesquisadora com cinco alunos instituídos deficientes intelectuais regularmente matriculados em uma instituição que atende pessoas com diagnóstico de deficiência intelectual e múltipla, em Brasília/ DF. Examina-se uma situação de ensino de uma habilidade complexa com os referidos alunos, utilizando como ferramenta o meio computacional e seus recursos de softwares mais básicos, favorecendo a construção do seu conhecimento. Por meio de narrativas do cotidiano vivido nas aulas realizadas no Laboratório de Informática com a participação dos alunos em uma atividade desenvolvida no Microsoft Excel, despertou-se o interesse dos alunos em participar de uma atividade que consistia na elaboração de uma planilha com controle de mercadoria e de entrada-saída de dinheiro. O estudo está estruturado em quatro capítulos. O primeiro capítulo aborda o ensino de uma habilidade complexa e o uso do computador como uma ferramenta pedagógica, além das visões fatalistas e eussêmicas do que venha a ser a deficiência. O segundo trata da educação como prática da libertação, tendo nos pressupostos de Freire um importante diálogo acerca do tema. O terceiro apresenta uma situação de ensino com esses alunos, e são descritas as estratégias utilizadas para auxiliar no desenvolvimento da atividade proposta. O quarto capítulo apresenta a análise e interpretação dos procedimentos adotados neste estudo. Finalmente, este estudo propõe-se a contribuir para uma reflexão acerca de estratégias de ensino utilizadas pelo professor que favoreçam a construção do conhecimento junto a indivíduos instituídos como deficientes intelectuais. |
Abstract: | This study results from the experience of the researcher with five intellectuals disabled instituted students enrolled in an institution that assists people diagnosed with intellectual and multiple disabilities in Brasilia / DF. Examines a teaching situation in a complex skill with these students, using as a tool the computing environment and its basic software features, favoring the construction of their knowledge. Through everyday narratives lived in classes held at the Computer Laboratory with the participation of students in an activity developed in Microsoft Excel, woke up students' interest in participating in an activity that consisted in developing a spreadsheet with merchandise control and input-output money. The study is structured in four chapters. The first chapter deals with the education of a complex skill and the use of computers as a teaching tool, besides the fatalistic visions and eussêmicas of what will be the deficiency. The second deals with the education and practice of liberation, and in Freire assumptions an important dialogue on the subject. The third presents a teaching situation with these students, and describes the strategies used to assist in the development of the proposed activity. The fourth chapter presents the analysis and interpretation of the procedures adopted in this study. Finally, this study aims to contribute to a reflection on teaching strategies used by the teacher to encourage the construction of knowledge from individuals introduced as intellectual disabilities. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2015. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2015.10.D.19549 |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.