http://repositorio.unb.br/handle/10482/19618
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2015_FabianoMaluf.pdf | 1,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Formação em bioética : uma análise de cursos de pós-graduação lato sensu no Brasil |
Autor(es): | Maluf, Fabiano |
Orientador(es): | Garrafa, Volnei |
Assunto: | Bioética Pós-graduação Ensino superior - Brasil |
Data de publicação: | 29-Fev-2016 |
Data de defesa: | 21-Ago-2015 |
Referência: | MALUF, Fabiano. Formação em bioética: uma análise de cursos de pós-graduação lato sensu no Brasil. 2015. 119 f. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Introdução: O presente trabalho apresenta uma análise do perfil acadêmico de cursos de pós-graduação lato sensu em bioética oferecidos no Brasil. Objetivo: Descrever o panorama de seis cursos de especialização em bioética oferecidos com mais regularidade no país e realizar uma análise comparativa entre eles e o curso de especialização em bioética da Universidade de Brasília. Método: Foram realizadas análise documentais das ementas dos cursos selecionados com a finalidade de obter dados sobre o conteúdo programático preferencialmente adotado; sobre os objetivos e métodos utilizados no processo de ensino-aprendizagem; sobre a formação acadêmica dos docentes e propor um roteiro de exigências mínimas para abertura e funcionamento de cursos de pós-graduação lato sensu em bioética. Foram realizadas também entrevistas semi-estruturadas com os coordenadores dos cursos. Os resultados encontrados foram submetidos à análise qualitativa pela Análise de Conteúdo, proposta por Bardin. Resultados: Os resultados indicam que os cursos têm em comum o objetivo de proporcionar uma visão integradora da bioética com o intuito de despertar o interesse dos profissionais para a reflexão e o debate de problemas bioéticos. Entretanto, percebe-se uma acentuada predominância do principialismo como fundamentação da discussão, restrita ao campo biomédico nos cursos analisados, contrastando com a Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos, adotada como referencial teórico pelo curso de especialização da Universidade de Brasília, o que permite uma ampliação conceitual da bioética mais próxima da realidade e do contexto dos macroproblemas brasileiros e latinoamericanos. |
Abstract: | Introduction: This study presents an analysis of the academic profile of "lato sensu" bioethics Postgraduate courses in Brazil. Objective: to describe the panorama of the six most regularly offered "lato sensu" bioethics Postgraduate courses in the country and to carry out a comparative analysis among them and the “lato sensu" bioethics post-graduation course offered at the University of Brasilia. Methods: A documental analysis of selected syllabi was made in order to obtain data on the preferred contents when constructing the curriculum, on objectives and on methods used in the teaching-learning process, and on academic training of teachers; furthermore, in pursuance of proposing a roadmap of minimum requirements for opening and operating "lato sensu" bioethics Postgraduate courses. Semi-structured interviews with the coordinators of the courses were conducted. Results were analyzed using the content analysis proposed by Bardin. Results: The results indicate that the courses share a common objective: providing an integrated view of bioethics in order to arouse the interest of professionals to reflect and debate on bioethical issues. Nevertheless, a remarkable predominance of principlism as the basis of discussion, restricted to the biomedical field, was observed. This finding contrasted with the adoption, by the “lato sensu" bioethics post-graduation course offered at the University of Brasilia, of the Universal Declaration on Bioethics and Human Rights as a theoretical framework that allows a conceptual expansion of bioethics, making it closer to reality and to the context related to Brazilian and Latin American macro-problems. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) |
Informações adicionais: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, 2015. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2015.08.T.19618 |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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