http://repositorio.unb.br/handle/10482/19668
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
2014_GiseleCristinaRosadosSantos.pdf | 6,98 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | A geopoética do espaço no teatro : relação entre espaço e paisagem na dramaturgia de Federico García Lorca |
Auteur(s): | Santos, Gisele Cristina Rosa dos |
Orientador(es):: | Hartmann, Luciana |
Assunto:: | Teatro Poesia Geografia Espaço (Arte) Lorca, Federico Garcia, 1898-1936 |
Date de publication: | 10-mar-2016 |
Data de defesa:: | 12-déc-2014 |
Référence bibliographique: | SANTOS, Gisele Cristina Rosa dos. A geopoética do espaço no teatro: relação entre espaço e paisagem na dramaturgia de Federico García Lorca. 2014. xv, 254 f., il. Tese (Doutorado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Résumé: | Esse doutoramento propõe um olhar subjetivo a respeito dos textos dramatúrgicos Mariana Pineda, Yerma, Bodas de Sangue e A Casa de Bernarda Alba, da coletânea Impresiones y Paisajese da conferênciaJuego y teoríadel duende, de autoria do poeta-dramaturgo espanhol Federico Garcia Lorca (1898-1936), à luz do conceito de Geopoética, do autor escocês Kenneth White. A Geopoética é uma teoria transdisciplinar que versa a respeito da relação do homem com a Terra. Pela perspectiva desse olhar, pretendo verificar a existência e a convergência de elementos geopoéticos nos textos supracitados, e buscar uma compreensão mais ampla a respeito da relação do poeta-dramaturgo com o contexto geográfico espanhol pelo viés da sua dramaturgia. O corpus dessa pesquisa foi estabelecido pelo desafio de experimentar a teoria supracitada de modo a criar um campo de diálogo interdisciplinar que privilegia as linguagens cênica, dramatúrgica, poética, geográfica e científica, a partir do teatro contemporâneo. Os traços culturais universais, o olhar sobre o espaço e a paisagem, e a valoração simbólica destes, excedem as marcas do tempo e podem corroborar tais elementos na escrita de F. G. Lorca antes mesmo do surgimento desse conceito. Desse modo, configura-se a pedra angular desse doutoramento pelo viés da afluência de saberes do teatro e da geografia, da dramaturgia e da geopoética para construção / transmissão de conhecimento por meio de uma linguagem artística. Esse doutoramento segue o movimento contemporâneo de investigação científica que conecta as disciplinas Arte e Literatura à Geografia, e visa abrir outro horizonte de diálogo interdisciplinar ao aliar os princípios da Geopoética à Dramaturgia. |
Abstract: | This PhD thesis proposes a subjective perspective of view about Federico García Lorca’s plays Mariana Pineda, Yerma, Blood Wedding and The House of Bernarda Alba, his collection Impresiones y Paysajes, and his conference Juego y teoríadelduende, according to the concept of Geopoetics, elaborated by Kenneth White. Geopoetics is a transdisciplinarytheory about the relationshipbetweenhumankind andthe planet Earth. From the perspective of this view, I intend to verify the existence and convergence of elements of geopoetics in Lorca’s literary texts, and seek a broader understanding about the poet-playwright connection with the Spanish territory. Thecorpusof this researchwas established aimingto experience with the aforementioned theoryto createa field of dialog that privilegesscenic, theatrical, poetic, geographicand scientificlanguages.Some aspects of Lorca’s texts like universalcultural traits, the way he used to observe thespace andthe landscape, and used to value its symbology, exceeded the marks of time. Furthermore, the mentioned aspects reveal the characteristicsof geopoetics in Lorca’s texts, beforeK.Whiteelaborate this concept. Thus, the cornerstoneof thisPhD thesis is setatthe confluenceof knowledgeof theater andgeography, dramaturgy and geopoeticsforconstruction /transmission ofknowledge throughan artistic language.This thesisfollows thecontemporarydynamics ofscientific researchesthat connectsArt and Literature toGeography,and aims to open another horizon of interdisciplinary dialogue by combining the Geopoetics with Dramaturgy. |
Description: | Tese (Doutorado) – Instituto de Artes da Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2014. |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2014.12.T.19668 |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.