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Título: História, diretrizes, avanços e desafios na psicologia escolar no Distrito Federal : as vozes dos psicólogos escolares das equipes especializadas de apoio à aprendizagem de Ceilândia
Autor(es): Silva, Liliene Alves Veloso da
Orientador(es): Araújo, Claisy Maria Marinho
Assunto: Psicologia escolar
Orientação profissional
Psicólogos escolares - prática
Equipes Especializadas de Apoio à Aprendizagem (EEAA)
Ceilândia (DF)
Data de publicação: 17-Mar-2016
Referência: SILVA, Liliene Alves Veloso da. História, diretrizes, avanços e desafios na psicologia escolar no Distrito Federal: as vozes dos psicólogos escolares das equipes especializadas de apoio à aprendizagem de Ceilândia. 2015. xiii, 125 f. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A literatura aponta mudanças nas concepções e práticas individualizantes dos psicólogos escolares na direção de uma perspectiva de atuação crítica, que considera a gênese social do desenvolvimento humano a partir das relações interpessoais e do contexto histórico-cultural. O Distrito Federal se destaca nacionalmente pelas políticas públicas voltadas para inserção do psicólogo escolar na rede oficial de ensino. Essa pesquisa teve como objetivo investigar a atuação dos psicólogos escolares das Equipes Especializadas de Apoio à Aprendizagem (EEAA) da cidade de Ceilândia e como eles estão se apropriando da Orientação Pedagógica (OP), implantada na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEE-DF). Por meio da análise documental das Orientações Pedagógicas da Psicologia Escolar na SEE-DF e de entrevistas realizadas com 20 psicólogos escolares procurou-se investigar as mudanças nessas diretrizes e a aproximação de práticas dos pesquisados com a Orientação Pedagógica atual. A análise das informações se deu a partir dos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural do desenvolvimento humano e discussões da Psicologia Escolar contemporânea. As diretrizes analisadas evidenciaram avanços teórico-conceituais nas concepções de desenvolvimento e de aprendizagem e nas propostas de atuação para o psicólogo escolar. Embora a Orientação Pedagógica atual seja considerada pelos participantes um documento que legitima, orienta e contribui para a formação continuada nos espaços coletivos verificou-se a necessidade de apropriação dos seus pressupostos teórico-metodológicos. Como desdobramento dessa pesquisa espera-se que conhecimento construído possa subsidiar formação inicial e continuada em Psicologia Escolar e impactar políticas públicas educacionais para a ampliação do número de psicólogos escolares inseridos nas escolas e a universalização desse serviço para todas as modalidades de ensino da SEE-DF.
Abstract: The literature points to changes in individualizing concepts and practices assumed by school psychologists into a perspective of critical performance that considers the social genesis of human development based on relationships and the historical-cultural context. The Federal District distinguishes itself in the national context for implementing public policies aimed at providing the inclusion of School Psychologist in the public school system. This research aimed at investigating School Psychology in Specialized Teams for Learning Support (EEAA) located in the city of Ceilândia and how they are appropriating with the Educational Guidelines (OP) of the in the State District Education Bureau Federal (SEE-DF). By making the documental analysis of Pedagogical Guidelines that establish the School Psychology Service and interviewing twenty school psychologists we intended to investigate the changes made in these guidelines and to familiarity the practices of the psychologists interviewed with the current Educational Guidelines. The information was analyzed based on the assumptions of the Historic-Cultural Psychology of human development and on discussions of contemporary School Psychology. The guidelines analyzed indicted theoric and conceptual improvements in the understanding of development and learning and in the proposals for actions of school psychologists. Although participants consider the current Pedagogical Guidance a document that legitimizes, guides and contributes to continuing education in collective spaces, there was a need to assume its theoretical and methodological assumptions. As outcome of this research we expect that the knowledge gained subsidizes initial and continuing education on School Psychology as well as impacts on public educational policies for increasing the number of school psychologists in schools and the universalization of this service to all types of education at the SEE-DF.
Unidade Acadêmica: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2015.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.09.D.19704
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