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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/19845
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Title: Diagnóstico de competências profissionais considerando fatores que influenciam sua expressão
Authors: Silva, Lana Montezano da
Orientador(es):: Abbad, Gardênia da Silva
Assunto:: Competência profissional
Servidores públicos
Issue Date: 4-Apr-2016
Citation: SILVA, Lana Montezano da. Diagnóstico de competências profissionais considerando fatores que influenciam sua expressão. 2016. xvii, 196 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Abstract: Esta dissertação tem como objetivo propor instrumento de diagnóstico de competências profissionais em amostra de servidores públicos, considerando as lacunas existentes e os fatores que influenciam sua expressão. O estudo busca fazer um diagnóstico integrado para que sejam realizadas ações de melhorias adequadas a causa efetiva do problema (lacuna de competência ou de fatores). Pesquisou-se a produção científica, com base em critérios pré-definidos, permitindo a análise de 122 artigos nacionais e 30 internacionais publicados entre 2000 e 2015. Trata-se de estudo descritivo transversal com abordagem qualitativa realizado em Órgão Público. A coleta de dados buscou a triangulação de diferentes técnicas e fontes de dados, por meio de pesquisa documental da organização, entrevista com 19 gestores de diferentes áreas finalísticas e estratégicas, e grupo focal com 13 técnicos destas áreas. As coletas de dados primários foram conduzidas pela mestranda e acompanhadas por integrantes do Grupo de Pesquisa Impacto da UnB, e foram gravadas com autorização dos participantes, gerando corpus de 130.550 palavras nas entrevistas e 1.595 no grupo focal. Utilizou-se análise de conteúdo categorial, primeiramente com sete juízes, e posteriormente pela mestranda e orientadora para consolidação da análise. Pode-se identificar os fatores que influenciam a expressão de competências agrupados em duas categorias subdvidividas em 11 subcategorias: Situacionais (Suporte material, Ambiente físico, Políticas e práticas de gestão de pessoas, Demanda de trabalho, Apoio à gestão, Suporte psicossocial, Critérios de avaliação de resultados, Estruturação organizacional e autonomia institucional, Relações interinstitucionais) e Disposicionais (Motivação, Estratégias de enfrentamento em situações adversas). De modo geral, houve convergência nos resultados oriundos de diferentes fontes de informação e técnicas de coleta de dados quanto às subcategorias de conteúdo, indicando alinhamento entre percepção dos gestores e técnicos sobre os fatores. As categorias obtidas na pesquisa são similares a constructos como percepção de suporte organizacional, suporte psicossocial e material e restrições situacionais ao desempenho no trabalho, apoiando outras pesquisas que indicam relacionamento entre expressão de competências e variáveis do ambiente organizacional interno e externo e do próprio indivíduo. Em relação à identificação das competências profissionais foram validadas 130 definições operacionais, classificadas em competências gerenciais (39), transversais (24) e técnicas (67), as quais foram subdivididas em periciais (28), de educação institucional (24), de normatização (6) e de pesquisa e desenvolvimento (9). Nesta etapa, o uso das diferentes técnicas de coleta foi complementar para gerar as definições operacionais. Pode-se perceber que a divergência conceitual, de classificação e de descrição das medidas de avaliação de competências compromete a comparação dos estudos existentes, além da diferença do contexto específico desta pesquisa. Foi possível construir o instrumento de diagnóstico, estruturado em quatro partes: (1) apresentação e orientações de preenchimento, (2) questões sociodemográficas com 12 itens, (3) 130 itens das competências profissionais para avaliação quanto ao grau de expressão e (4) 96 itens de fatores para avaliação quanto à percepção da influência e da condição existente. Recomenda-se para futuras pesquisas a validação semântica, de conteúdo e estatística, e análise dos dados quantitativos para subsidiar tomada de decisão quanto às melhores soluções para superar as lacunas identificadas.
Abstract: This dissertation aims to propose a diagnostic tool of professional competencies in a sample of public servants considering the gaps and the factors that influence their expression. The study seeks to make an integrated diagnosis so that improvement actions appropriate to the effective cause are carried out (competency or factor gap). Research was conducted of scientific literature on the topic of the dissertation, based on predefined criteria, which allowed the analysis of 122 national and 30 international articles published between 2000 and 2015. It is a cross-sectional qualitative study conducted in a Public Organ. Data collection sought triangulation of different techniques and data sources through research of documents organization, interviews with 19 managers from different areas, and a focus group with 13 technicians who work in the various purposive areas. The primary data collection was conducted by the graduate student and accompanied by members of UnB Research Impact Group, and recorded with the consent of the participants, generating a corpus of 130,550 words in interviews and 1,595 words in the focus group. The categorical content analysis was used, first with seven judges’ analysis, and later by the graduate student and advisor to consolidate analysis. It was possible to identify the factors that influence the expression of grouped competencies in two categories split in eleven subcategories: Situational (material support, physical environment, policies and people management practices, labor demand, management support, psychosocial support, results evaluation criteria, organizational structuring and institutional autonomy, inter-institutional relations) and Dispositional (motivation, coping strategies in difficult situations). In general, there was convergence on the results from different sources of information and data collection techniques regarding the content of subcategories, indicating alignment between the perception of managers and technicians of the factors. Content categories obtained in this research are similar to constructs such as perceived organizational support, psychosocial and material support and situational restrictions on work performance, supporting other research indicating relationship between expression of competencies and variables of internal and external organizational environment and own individual. Regarding the identification of professional competencies, 130 operational definitions have been validated and classified in managerial (39), transverse (24) and techniques (67) competencies, which were subdivided into expert (28), institutional education (24), regulation (6) and research and development (9). In this step, the use of different sampling techniques was complementary to generate operational definitions. It can be seen that the conceptual, classification and description divergence of measures for evaluating competencies compromises the comparison of existing studies, besides the difference in the specific context of this research. It was possible to build a diagnostic tool, structured in four parts: (1) presentation and filing guidelines, (2) sociodemographic questions with twelve items (3) 130 items of professional competencies, organized by categories/subcategories to assess the degree of expression and (4) 96 items of factors for evaluation as to the perception of influence and the organization offered conditions. It is recommended to further research the semantic, contextual and statistical validation and analysis of quantitative data to support decision making regarding the best solutions to overcome the identified gaps.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Administração (FACE ADM)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2016.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Administração
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DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2016.03.D.19845
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