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2016_ElizabeteBarrosdeSousaLima.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorSilva, Ana Claudia da-
dc.contributor.authorLima, Elizabete Barros de Sousa-
dc.date.accessioned2016-04-19T21:34:22Z-
dc.date.available2016-04-19T21:34:22Z-
dc.date.issued2016-04-19-
dc.date.submitted2016-02-19-
dc.identifier.citationLIMA, Elizabete Barros de Sousa. Contos e crônicas sério-cômicos de Lima Barreto: um estudo dialógico do riso e da sátira. 2016. 136 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/19978-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2016.en
dc.description.abstractLima Barreto, escritor militante do limiar do século XX, trouxe para as letras brasileiras um novo foco de olhar artístico: por meio da sátira e da ironia, uniu o contexto histórico de sua época e a forma literária, marcada pela coloquialidade e o afastamento da estética simbolista e parnasiana que figurava no período. Dessa forma, partindo do pressuposto de Makhail Bakhtin sobre a carnavalização, esta dissertação busca apontar o riso como um dos principais ingredientes do projeto estético limabarretiano. Analisou-se, dessa forma, a série de crônicas Os bruzundangas, e mais três contos: “A Nova Califórnia”, “O homem que Sabia Javanês” e “Apologética do feio”. Diante de tais escrituras, constatou-se que o prosador carioca, integrante de uma tradição de literatura do riso, apropriou-se dos modelos antigos e construiu o seu, com estética que muito se assemelha à de Gregório de Matos e à de Luciano. A sátira, enquanto forma de revelação da verdade, figurou como uma das principais fontes do riso, destronando a intelectualidade da época do escritor em nome da equalização discursiva e da revelação de uma visão de mundo (Weltanschauung).en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleContos e crônicas sério-cômicos de Lima Barreto : um estudo dialógico do riso e da sátiraen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordBarreto, Lima, 1881-1922 - crítica e interpretaçãoen
dc.subject.keywordSimbolismo (Literatura)en
dc.subject.keywordCrônicas brasileirasen
dc.subject.keywordSátiraen
dc.subject.keywordCarnavalizaçãoen
dc.subject.keywordParnasianismo (Literatura)en
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2016.02.D.19978-
dc.description.abstract1Lima Barreto, an active writer of the threshold of the twentieth century, brought to the Brazilian literature a new focus on the artistic pont of view: by means of satire and irony. Thus, he connected the historical context of his time and the literary form – plagued by the colloquial and the removal from the Symbolist and Parnassian aesthetics – which appeared in the aforementioned period. Thereby starting from "literature carnivalization" of Mikhail Mikhailovich Bakhtin, this thesis aims to identify laughter as one of the main components of Lima Barreto´s aesthetic design. In this way, the following series of Brazilian literary chronicles “The bruzundangas”, and three short stories: "The New California", "The man who knew Javanese" and "Apologetics of the ugly". Based on these writings, Lima Barreto not only as a prose writer from Rio de Janeiro, Brazil, but also as a member of a laughing literary heritage got hold of the old paradigms, and built his own mode of expression, with a very aesthetic like Gregório de Matos e Guerra (Brazilian poet) and Luciano de Samósata (Roman writer). The satire, as a way of bringing to the surface the truth, figured as a major source of laughter, dethroning the intelligentsia of the writer's time on behalf of discursive equalization and the revelation of a worldview (Weltanschauung).-
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Literaturapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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