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Título : Contos e crônicas sério-cômicos de Lima Barreto : um estudo dialógico do riso e da sátira
Autor : Lima, Elizabete Barros de Sousa
Orientador(es):: Silva, Ana Claudia da
Assunto:: Barreto, Lima, 1881-1922 - crítica e interpretação
Simbolismo (Literatura)
Crônicas brasileiras
Sátira
Carnavalização
Parnasianismo (Literatura)
Fecha de publicación : 19-abr-2016
Citación : LIMA, Elizabete Barros de Sousa. Contos e crônicas sério-cômicos de Lima Barreto: um estudo dialógico do riso e da sátira. 2016. 136 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumen : Lima Barreto, escritor militante do limiar do século XX, trouxe para as letras brasileiras um novo foco de olhar artístico: por meio da sátira e da ironia, uniu o contexto histórico de sua época e a forma literária, marcada pela coloquialidade e o afastamento da estética simbolista e parnasiana que figurava no período. Dessa forma, partindo do pressuposto de Makhail Bakhtin sobre a carnavalização, esta dissertação busca apontar o riso como um dos principais ingredientes do projeto estético limabarretiano. Analisou-se, dessa forma, a série de crônicas Os bruzundangas, e mais três contos: “A Nova Califórnia”, “O homem que Sabia Javanês” e “Apologética do feio”. Diante de tais escrituras, constatou-se que o prosador carioca, integrante de uma tradição de literatura do riso, apropriou-se dos modelos antigos e construiu o seu, com estética que muito se assemelha à de Gregório de Matos e à de Luciano. A sátira, enquanto forma de revelação da verdade, figurou como uma das principais fontes do riso, destronando a intelectualidade da época do escritor em nome da equalização discursiva e da revelação de uma visão de mundo (Weltanschauung).
Abstract: Lima Barreto, an active writer of the threshold of the twentieth century, brought to the Brazilian literature a new focus on the artistic pont of view: by means of satire and irony. Thus, he connected the historical context of his time and the literary form – plagued by the colloquial and the removal from the Symbolist and Parnassian aesthetics – which appeared in the aforementioned period. Thereby starting from "literature carnivalization" of Mikhail Mikhailovich Bakhtin, this thesis aims to identify laughter as one of the main components of Lima Barreto´s aesthetic design. In this way, the following series of Brazilian literary chronicles “The bruzundangas”, and three short stories: "The New California", "The man who knew Javanese" and "Apologetics of the ugly". Based on these writings, Lima Barreto not only as a prose writer from Rio de Janeiro, Brazil, but also as a member of a laughing literary heritage got hold of the old paradigms, and built his own mode of expression, with a very aesthetic like Gregório de Matos e Guerra (Brazilian poet) and Luciano de Samósata (Roman writer). The satire, as a way of bringing to the surface the truth, figured as a major source of laughter, dethroning the intelligentsia of the writer's time on behalf of discursive equalization and the revelation of a worldview (Weltanschauung).
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2016.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Literatura
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DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2016.02.D.19978
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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