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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/1999
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Title: Os gêneros do humor no ensino da língua portuguesa : uma abordagem discursiva crítica
Authors: Ottoni, Maria Aparecida Rezende
Orientador(es):: Leal, Maria Christina Diniz
Assunto:: Discurso
Discurso humorístico
Gêneros do humor
Representações identitárias
Análise do discurso - crítica
Issue Date: 2007
Citation: OTTONI, Maria Aparecida Rezende. Os gêneros do humorno ensino da língua portuguesa: uma abordagem discursiva crítica. 2007. 399 f. Tese (Doutorado em Linguística)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Abstract: Esta tese é o resultado de uma pesquisa realizada em uma escola brasileira, com turmas de 7ª série, e complementada em uma escola portuguesa, com turmas do 8º ano. As suas bases teóricas são: a Análise de Discurso Crítica (Chouliaraki e Fairclough, 1999; Fairclough, 2003), a Lingüística Sistêmico-Funcional (Halliday, 1994) e os estudos e teorias sobre o humor (Raskin, 1985a e b, 1987a e b; Attardo e Raskin, 1991; Travaglia, 1989/90, 1990; Possenti, 1998). Como metodologia de coleta de dados, adota-se a Etnografia Crítica, e, para a análise, a Análise de Discurso Crítica. Nesta pesquisa, investigam-se quais são os gêneros do humor (GHs) incluídos em livros didáticos de Língua Portuguesa (LDLPs) e nas aulas desse conteúdo; e como são abordados. Além disso, são feitas duas intervenções na prática de sala de aula, no Brasil, por meio da elaboração e desenvolvimento, em conjunto com as turmas e professoras, de duas propostas de leitura de GHs: a Proposta Piloto e a Proposta Final. Seu corpus é constituído de diferentes dados, como: a) os GHs presentes em dois LDLPs, adotados na escola brasileira; b) respostas a questionários aplicados aos/às alunos/as e às professoras brasileiros/as; c) entrevistas semi-estruturadas com professoras e alunos/as brasileiros/as e portugueses/as; d) GHs utilizados nas duas propostas; e) respostas orais e escritas e comentários em geral sobre os GHs analisados com os/as alunos/as; f) avaliações oral e escrita do trabalho desenvolvido em campo, feitas pelos/as participantes da pesquisa; g) registros em diário e notas de campo. Os resultados deste trabalho mostram que tem ocorrido uma mudança quanto à inserção dos GHs nos LDLPs em função da demanda oriunda da publicação dos PCN (Brasil, 1997, 1998), mas ainda há, nesse material, um foco na abordagem do humor apenas como pretexto para estudo gramatical. As intervenções feitas demonstram como o investimento no trabalho com GHs, numa perspectiva crítica, pode trazer muitas contribuições não só para a formação de leitores/as críticos/as, capazes de questionar o que está posto nos textos e no mundo, e de tentar produzir mudanças; como para o resgate da leitura como prazer e para a tomada de consciência das diferentes identidades representadas nos textos. __________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This thesis is the result of a research performed in a Brazillian school, with 7th grade classes, and complemented in a Portuguese school, with 8th grade classes. Its theoretical bases are: Critical Discourse Analysis (Chouliaraki and Fairclough, 1999; Fairclough, 2003), Systemic-functional Linguistics (Halliday, 1994) and the studies and theories about humor (Raskin, 1985a and b, 1987a and b; Attardo and Raskin, 1991; Travaglia, 1989/90; Possenti, 1998). The methodology used for data collection is Critical Ethnography; and, for the analysis, Critical Discourse Analysis is used. In this research, we investigate the genres of humor (GHs) included in Portuguese language schoolbooks (PLS) and classes, and how they are approached. Besides, two interventions on the Brazilian in-class praxis are performed with the elaboration and development, together with the students and teachers, of two proposals of GH reading: the Pilot Proposal and the Final Proposal. The corpus of the thesis is formed by different data, such as: a) the GHs included in two PLS adopted by Brazilian schools; b) answers to questionnaires applied to the Brazilian students and teachers; c) semi-structured interviews with students and teachers from both Brazil and Portugal; d) GHs used in both proposals; e) oral and written answers and general commentary on the analyzed GHs with the students; f) oral and written texts on the work developed in the field, taken by the participants of the research; g) diary and field notes. The results of this work show that a change with the insertion of the GHs on the PLS has occurred due to the demand derived from the publication of the NCPs (National Curriculum Parameters) (Brazil, 1997, 1998). Nevertheless, this material still maintains an emphasis on humor only as an excuse for grammatical study. The interventions made demonstrate how the investment on the work with GHs in a critical perspective can bring many contributions not only for the education of critical readers, capable of questioning what is established in the texts and in the world and of trying to make changes, but also for the view of reading as pleasure and for the development of awareness of the different identities represented in texts.
Description: Tese(doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Classicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2007.
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