http://repositorio.unb.br/handle/10482/20019
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
2015_GeanePereiradeFreitas.pdf | 1,9 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Proposta de minicursos como prática docente durante a formação inicial de professores |
Auteur(s): | Freitas, Geane Pereira de |
Orientador(es):: | Salles, Paulo Sérgio Bretas de Almeida |
Assunto:: | Professores de ciência Cursos técnicos Ensino de ciências Formação acadêmica Professores - formação - ensino |
Date de publication: | 26-avr-2016 |
Data de defesa:: | 1-jui-2015 |
Référence bibliographique: | FREITAS, Geane Pereira de. Proposta de minicursos como prática docente durante a formação inicial de professores. 2015. 123 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Résumé: | A presente Dissertação tem por objetivo formular proposta de disciplina a ser incluída no currículo de Licenciatura em Cíências Biológicas, na qual os licenciandos são orientados a preparar minicursos contextualizados de curta duração a serem realizados em escolas de Ensino Médio como atividade extra classe. Os fundamentos para essa proposta foram investigados na análise de 127 minicursos, realizados por licenciandos da Universidade de Brasília entre 1998 e 2013, e bem avaliados à época em que foram oferecidos, tanto pelos estudantes do Ensino Médio como pelos licenciandos que deles participaram. Foram analisados os temas escolhidos, objetivos educacionais a serem atingidos, conteúdos selecionados, metodologias adotadas, materiais didáticos utilizados e avaliação pelos estudantes e licenciandos participantes dos minicursos. A disciplina a ser incluída no currículo do curso de Licenciatura, de prática docente para licenciandos, visa a preparação de tais minicursos, por meio da formulação de ementa; da elaboração de critérios para a escolha de temas transversais, contextualizados; da seleção de conteúdos; da preparação de atividades pedagógicas cuja abordagem seja a solução de problemas, as quais levam os alunos a se engajarem na construção de conhecimentos relacionados aos temas do minicurso; e, finalmente, da seleção de estratégias de avaliação. O produto resultante desses itens é consolidado em um “Projeto de Minicurso”, que oferece aos licenciandos á oportunidade de preparar um ciclo completo de atividades educacionais. Verificou-se, por meio de depoimentos, que a preparação e realização dos minicursos contribuem favoravelmente para a formação dos licenciandos ao levá-los ao tratamento de temas mais amplos e contextualizados, com maiores impactos sociais. A disciplina proposta, “Prática Didática: minicursos contextualizados”, é apresentada como apêndice desta Dissertação. |
Abstract: | The present Dissertation aims at formulate a proposal for a discipline to be included in undergraduate initial teaching training courses of Biological Sciences (named “Licenciaturas em Ciências Biológicas” in Brazilian Universities) curricula, in which Licenciaturas’ students (“licenciandos”, in Brazilian Portuguese) prepare contextualized short courses to be realized in Secondary schools as extra-class activity. Foundations for such a proposal were found in the analysis of 127 short courses implemented by licenciandos of University of Brasilia, between 1998 and 2013, that had very good evaluation both for secondary school students and licenciandos who participated of the short courses. The selected themes, educational objectives, contents, methodological approaches, didactic materials and the evaluation of the short courses done by licenciandos and secondary school students were analysed during the present work. The discipline "Practice Teaching: contextualized short courses", to be included in Licenciatura courses aims at the preparation of such short courses, by means of the formulation of an ementa, criteria for the selection of contextualized themes, preparation of pedagogical activities with a problem solving approach, in which the students are engaged in building knowledge about the course theme, and in evaluation strategies. The product of all these items is consolidated in a “Short course Project”, in which the licenciandos prepare the whole cycle of educational activities and may create or explore alternative approaches to Science teaching. According to the licenciandos, preparation and implementation of short courses may contribute to address broader and contextualized themes, with greater social impacts. The proposal for the discipline "Practice Teaching: contextualized short courses" is presented as an appendix of this Dissertation. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Química (IQ) Instituto de Física (IF) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências, 2015. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissionalizante |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2015.06.D.20019 |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.