Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/20055
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_AdelaideCristinaNascimentoOliveira.pdf2,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarroso, Eloisa Pereira-
dc.contributor.authorOliveira, Adelaide Cristina Nascimento de-
dc.date.accessioned2016-04-29T12:42:58Z-
dc.date.available2016-04-29T12:42:58Z-
dc.date.issued2016-04-29-
dc.date.submitted2016-03-04-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Adelaide Cristina Nascimento de. O CCBB como anfitrião: uma reflexão sobre o turismo e a hospitalidade a partir do discurso proferido pelo Centro Cultural Banco do Brasil Brasília no site e no facebook. 2016. 177 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/20055-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, Programa de Mestrado Profissional em Turismo, 2016.en
dc.description.abstractEsta dissertação resulta de uma pesquisa de natureza qualitativa (descritiva e interpretativa) cujo objetivo é analisar como o discurso produzido nas mídias sociais transforma o Centro Cultural Banco do Brasil Brasília (CCBB) em um destino turístico a partir da categoria hospitalidade. O trabalho aborda a constituição do espaço no imaginário do visitante e a relação com seu principal mecenas, o Banco do Brasil, principal instituição financeira do País e pioneira na criação de centros culturais corporativos. Estuda também o sucesso e a consolidação do empreendimento cultural, bem como a estratégia do espaço de manter proeminência no cenário turístico da capital federal por meio da exibição de artes. O método utilizado é o da Análise do Discurso, com base no contexto das formações discursivas e no funcionamento da linguagem enquanto exercício do poder, como apregoa Foucault. As análises buscam os rastros de hospitalidade deixados no discurso proferido pelo CCBB Brasília no site e no Facebook. Das produções de texto online (posts) contidas nessas duas plataformas virtuais foram coletados os objetos de observação. Os resultados alcançados na pesquisa sugerem que o anfitrião exercita seu poder, ao mesmo tempo em que convida seu frequentador (turista, visitante) a torna-se, ele mesmo, no espaço do outro, um hospedador. Ao fazer-se mecenas de um destino turístico, a mais longeva instituição financeira do País, por meio da linguagem, corporaliza seu símbolo dentro da cultura, instituindo uma relação com o turista.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleO CCBB como anfitrião : uma reflexão sobre o turismo e a hospitalidade a partir do discurso proferido pelo Centro Cultural Banco do Brasil Brasília no site e no facebooken
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordTurismoen
dc.subject.keywordHospitalidadeen
dc.subject.keywordDiscursoen
dc.subject.keywordCentro Cultural Banco do Brasilen
dc.subject.keywordInterneten
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2016.03.D.20055-
dc.description.abstract1This dissertation is the result of qualitative research approach (descriptive and interpretative) and aims to interpret how discursive practices at social midia transform the Centro Cultural Banco do Brasil Brasília (CCBB) into a touristic destination from Hospitality. This study approaches the construction of the space at the visitor’s imaginary and its relation with its main sponsor, Banco do Brasil, the main Brazil’s financial institution and pionner at the criation of corporative cultural centers. This study also notices the success and consolidation of cultural enterprise, as an strategy of the space to maintain itself as a prominence at the federal district’s touristic scene by arts exhibitions. The method used is called Speech Analysis, based on the discourse formations context and based on operation of language as exercise of power, like said Foucault. The analyses searches the hospitality trails left on the speech uttered by CCBB Brasília at its site and Facebook. The reached results suggest that the host exercises his power, at same time that invites his guest (tourist, visitor) to become himself a host, in a space which belonges to others. By making itself Maecenas of a tourist destination, by the language, the long-lived financial Brazilian institution incorporates its symbol inside culture, instituting a relationship with tourists.-
dc.description.unidadeCentro de Excelência em Turismo (CET)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Turismo, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.