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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/20062
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Title: Contaminação microbiológica de diesel comercial no Distrito Federal
Authors: Silva, Tamyris Borges
Orientador(es):: Suarez, Paulo Anselmo Ziani
Coorientador(es):: Rangel, Ellen Tanus
Assunto:: Biodiesel
Diesel
Contaminação microbiana
Identificação
Issue Date: 29-Apr-2016
Citation: SILVA, Tamyris Borges. Contaminação microbiológica de diesel comercial no Distrito Federal. 2015. xiv, 68 f., il. Dissertação (Mestrado em Tecnologias Químicas e Biológicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Abstract: Os combustíveis são substâncias que possuem como característica principal reagir com o oxigênio ou outro comburente resultando na produção de calor, gases e chamas; sendo amplamente utilizados como forma de energia elétrica ou para movimentar carros, caminhões, maquinários industriais, dentre outros. Um grave problema encontrado nos combustíveis, principalmente naqueles obtidos a partir da biomassa é sua degradação. Em relação a esse problema, pode-se destacar fatores determinantes como: a degradação físico-química e a contaminação microbiológica, sendo que estas situações comprometem o rendimento dos motores e, consequentemente, o funcionamento de veículos e máquinas. O trabalho possui o objetivo de identificar os microrganismos encontrados em maior evidência em combustíveis comercializados nos postos do Distrito Federal e, também, propor soluções para tal contaminação através do uso de biocidas. Todas as amostras apresentaram crescimento de microrganismos, com predominância dos gêneros Aspergillus, Bacillus, Candida, Flavobacterium e Micrococcus. Diante do problema de contaminação, principalmente pelas consequências causadas pela mesma, faz-se necessária a produção e utilização de biocidas e outros produtos que diminuam o crescimento microbiológico nos combustíveis sem alterar suas características. Substâncias nitrogenadas, bio-óleos, biodiesel a base de plantas, dentre outras moléculas demonstraram ser boas opções de aditivos para combater o problema de contaminação fúngica e bacteriana, sem alteração das propriedades físico-químicas dos combustíveis. Contudo, a solução mais adequada para essa realidade são os métodos de prevenção, a partir das boas práticas de manipulação, efetiva limpeza de tanques de armazenamento, descontaminação e drenagem constante da água de lastro.
Abstract: The fuels are substances that have main characteristics of reacting with oxygen or another oxidizing agent resulting in the production of heat, gases and flames; being widely used as a form of energy that can be, electricity or to move cars, trucks, industrial machinery, among others. A major problem encountered in fuels, especially those derived from biomass, is the degradation of these fuels. Highlighting factors regarding this issue can be determined as: the physiochemical degradation and microbiological contamination, being that these situations are the ones that end up compromising the efficiency of the motors and thus consequently, the operation of vehicles and machinery. The study aimed to identify the microorganisms most evident in fuels sold at gas stations in the Federal District and propose solutions to such contamination through the use of biocides. All samples showed growth of microorganisms, with predominance of the genus Aspergillus, Bacillus, Candida, Flavobacterium, Micrococcus. Because of all this problem of contamination, especially for the consequences caused by the same, it is necessary the production and use of biocides and other products that reduce microbiological growth in fuel without changing its characteristics. Nitrogenous substances, bio-oils, plant-based biodiesel, among other molecules proved to be good choices additives to combat the problem of fungal and bacterial contamination without altering the physical and chemical properties of fuels. However, still the best solution to this reality remains prevention methods, from the good practices of handling, effective cleaning of storage tanks, decontamination and constant drainage of ballast water.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2015.
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.07.D.20062
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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