http://repositorio.unb.br/handle/10482/20081
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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2016_DanieleRoewerLagemannSWaihrich.pdf | 22,3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Calibração do método de previsão de acidentes do Highway Safety Manual (HSM) para trechos rodoviários de pista dupla no Brasil |
Otros títulos : | Calibration of the accident predition method of the Highway Safety Manual (HSM) for multilane highways in Brasil |
Autor : | Waihrich, Daniele Roewer Lagemann da Silva |
Orientador(es):: | Andrade, Michelle |
Assunto:: | Modelos de previsão de acidentes Highway Safety Manual (HSM) Acidentes de trânsito - previsão Rodovias - prevenção de acidentes |
Fecha de publicación : | 3-may-2016 |
Data de defesa:: | 3-mar-2016 |
Citación : | WAIHRICH, Daniele Roewer Lagemann da Silva. Calibração do método de previsão de acidentes do Highway Safety Manual (HSM) para trechos rodoviários de pista dupla no Brasil. 2016. xvi, 132 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumen : | Na promoção da segurança é importante o estabelecimento de recursos para uma avaliação quantitativa da segurança no ambiente viário. Os modelos preditivos de acidentes, a partir de técnicas estatísticas adequadas, estimam o número esperado de acidentes em diferentes momentos de um empreendimento viário, podendo, em especial, atuar preventivamente na segurança. No Brasil, o desenvolvimento de modelos preditivos de acidentes não está ainda bem instituído, havendo uma carência de modelos que quantifiquem a segurança em rodovias brasileiras. O manual americano Highway Safety Manual (HSM) apresenta um método preditivo para diferentes configurações viárias e inclui um procedimento de calibração do método, o que possibilita a sua transferência para outras localidades. Nesta dissertação foi realizada a calibração do método preditivo do HSM em rodovias de pista dupla nas regiões de Minas Gerais e Goiás/ Distrito Federal, tendo por resultado um Fator de Calibração para cada uma das regiões estudadas. Na avaliação da transferibilidade do modelo calibrado foram aplicadas medidas de qualidade de ajuste. Os resultados obtidos não confirmam a transferibilidade do modelo original do HSM calibrado nos cenários estudados, pois, embora tenham sido obtidos resultados satisfatórios na região MG, foram também observados resultados precários das medidas de qualidade de ajuste na região GO/DF. Dessa forma, neste estudo inicial em rodovias rurais de pista dupla no Brasil, a transferência do modelo HSM não se confirmou como uma alternativa efetiva, o que não descarta a possibilidade da obtenção de um modelo calibrado com algum grau de sucesso em outras rodovias e para outras regiões. Os retornos e faixas adicionais são dispositivos frequentes nos segmentos rodoviários estudados. Em função disso, foram delimitadas amostras alternativas que buscaram avaliar o impacto destes dispositivos na segurança, uma vez que os mesmos não são incluídos no modelo preditivo original do HSM. A partir desta análise, foram obtidos, apenas em nível exploratório, “Fatores de Modificação de Acidentes” específicos para estes dispositivos. |
Abstract: | When promoting safety, it is important to establish resources to carry out a quantitative assessment of safety in the road environment. Accident predictive models, based on proper statistic technics, estimate the expected number of accidents in different moments of a road system, making it possible to act preventively in regards to safety. In Brazil, the development of accident predictive models has not been well established yet. We lack models that quantify safety in Brazilian highways. The American Highway Safety Manual – HSM – presents a predictive method for different road configurations and includes a procedure for method calibration, which enables its application in other parts of the world. In this dissertation, we have carried out the calibration of the HSM predictive method to multilane highways in the Minas Gerais and Goiás/Federal Ditrict regions, having a calibration factor for each studied region as a result. When validating the capacity of the model of being transferred, we have applied measures to assess the adjustment quality of the calibrated model. The results obtained did not confirm the transferability of the original HSM model, which was calibrated according to the studied scenarios. This occurred because, although we have obtained satisfactory results in the Minas Gerais region, we have observed disappointing results regarding the adjustment quality measures of the calibrated model in the GO/DF region. Thus, this initial study on rural multilane highways in Brazil did not confirm the transference of HSM model as an effective alternative. However, this does not rule out the possibility of obtaining a calibrated model with some degree of success in other highways and other regions. U-turns and Passing Lanes are common features in the studied highway segments. For that reason, we have selected alternative samples for the purpose of assessing the impact they had in safety, since they are not present in the original HSM predictive model. Following this analysis, we have obtained, only at an exploratory level, “accident modification factors” specific for such features. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Transportes |
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DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2016.03.D.20081 |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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