Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/20129
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_VâniaMariaLourenço.pdf1,82 MBAdobe PDFView/Open
Title: Limites e possibilidades do Enem no processo de democratização do acesso à educação superior brasileira
Authors: Lourenço, Vânia Maria
Orientador(es):: Jesus, Girlene Ribeiro de
Assunto:: Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil)
Ensino superior
Políticas públicas educacionais
Issue Date: 4-May-2016
Citation: LOURENÇO, Vânia Maria. Limites e possibilidades do Enem no processo de democratização do acesso à educação superior brasileira. 2016. 145 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Abstract: A presente pesquisa, de abordagem quantiqualitativa, situa-se no campo das políticas públicas educacionais e pretendeu verificar se o Enem, a partir de sua reformulação ocorrida em 2009, tem contribuido para a democratização do acesso à educação superior, e ainda, de que forma as políticas implementadas pela Universidade de Brasília (UnB) têm favorecido a permanência dos alunos atendidos pela instituição. Para a análise quantitativa, foram considerados os alunos ingressantes nos cursos de Direito, Engenharia (Civil, Elétrica, Florestal e Mecânica), História, Matemática, Medicina e Pedagogia, que ingressaram mediante vestibular, no semestre 2013/2, e pelo Enem, no ano de 2014. As bases de dados foram disponibilizadas pelo Centro de Seleção de Eventos - CESPE/UnB e pelo Decanato de Ensino de Graduação – DEG/UnB, com as quais foram realizadas estatísticas descritivas e inferenciais, considerando-se as variáveis origem regional, tipo de escola cursada no ensino médio (pública ou privada) e renda familiar, relacionando-as com a forma de ingresso e o prestígio social dos cursos. Os resultados das análises quantitativas apontaram que a adoção do Enem tem favorecido a migração de alunos de outras Unidades da Federação, de forma mais expressiva, para os cursos de alto prestígio social, oriundos de escolas privadas e em sua maioria com renda famliar entre três e dez salários mínimos. Observou-se discreta evolução no quantitativo de ingressantes oriundos de escolas públicas, sobretudo em cursos de baixo prestígio social, sugerindo que a condição socioeconômica do indivíduo continua exercendo influência direta quanto ao lugar a ser ocupado pelo aluno dentro da universidade e desconstruindo a ideia de democratização do acesso. Para a análise qualitativa foram aplicados questionários aos alunos beneficiários de políticas de permanência oferecidas pela Universidade de Brasília, no semestre 2014/1, por meio da qual, inferiu-se que, embora haja críticas por parte dos alunos sobre o valor e quantidade dos auxílios oferecidos, bem como sobre o gerenciamento dos Programas de Permanência, estas têm colaborado sobremaneira para sua manutenção na instituição.
Abstract: The present study, of quantitative and qualitative approach, is in the field of educational public policy. It intended to verify how much the Enem, since its reformulation in 2009, contributes to the democratization of higher education, and whether or not it has favoured student retention. For the quantitative analysis, students enrolled in Law, Engineering (Civil, Electronic, Forest and Mechanical), History, Mathematics and Pedagogy were considered, having entered University through entrance exam (vestibular) in the second semester of 2013 or through national exam (Enem) in the first semester of 2014. Databases were made available by the Centre of Event Selection – CESPE/UnB and by the Deanery of Undergraduate Studies – DEG/UnB, with which descriptive and inferential statistics were made, considering the variables regional origin, type of high school attended (private or public) and family income, correlating them to the entrance type and degrees’ social prestige. The results of the quantitative analysis point out that the adoption of Enem by the University of Brasilia, regarding the aforementioned degrees, has favoured the migration of students from other states, notably from private schools, to degrees of high social prestige, mostly from families that earn between three to ten times the minimum salary. For the qualitative analysis, questionnaires were given to students who benefit from retention policies by the University of Brasília, in the first semester of 2014, through which it was inferred that in spite of criticism regarding the amount and quantity of financial aid, as well as the management of the Retention Programs, such policies have greatly contributed to student persistence at the institution.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Departamento de Pós-Graduação, Mestrado Profissional em Educação, 2016.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2016.03.D.20129
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/20129/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.