http://repositorio.unb.br/handle/10482/20188
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2015_JoannadePaoli.pdf | 9,7 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Processos argumentativos em aulas de Química sobre o tema sociocientífico “suplementação alimentar” : uma proposta para o Ensino Médio |
Authors: | Paoli, Joanna de |
Orientador(es):: | Machado, Patrícia Fernandes Lootens |
Assunto:: | Suplementação nutricional Química - estudo e ensino - ensino médio Química - material didático Ensino de ciências |
Issue Date: | 12-May-2016 |
Data de defesa:: | 3-Aug-2015 |
Citation: | PAOLI, Joanna de. Processos argumentativos em aulas de Química sobre o tema sociocientífico “suplementação alimentar”: uma proposta para o Ensino Médio. 2015. 165 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Abstract: | Apesar do culto ao corpo ser um movimento historicamente reconhecido, nos dias atuais, parece haver um aumento do número de pessoas que buscam o corpo idealizado pela mídia e por discursos de profissionais ligados a estética corporal. Ao que parece, a maioria das pessoas tem conhecimento limitado sobre a complexidade das relações entre corpo, natureza e cultura. Essa limitação torna as pessoas suscetíveis a adotarem práticas questionáveis em busca do corpo idealizado, colocando a saúde e até a vida em risco. Nossa preocupação concentra-se em como jovens alunos têm se esforçado para alcançar essa imagem idealizada. Essa inquietação foi motivada pela percepção do uso indiscriminado de Suplementação por alunos de Ensino Médio da escola onde trabalhei por anos. Portanto, no presente estudo temos por objetivo principal elaborar, implementar e analisar uma proposição didática a partir da temática Suplementação Alimentar e investigar como o Ensino de Química com ênfase em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) pode favorecer o letramento científico e o desenvolvimento das habilidades argumentativas dos estudantes. Para isso, desenvolvemos um Módulo Didático para alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública do Distrito Federal e aplicamos no primeiro semestre letivo de 2015. O processo investigativo priorizou analisar os aspectos qualitativos do contexto educacional, por meio do estudo de caso apresentado no formato de História em Quadrinhos (HQ). Coletamos dados de atividades formativas tais como vídeos, aulas expositivas, experimentos investigativos, HQ, gravação do debate e anotações do diário de observações do professor pesquisador. Para investigar a qualidade argumentativa, utilizamos o modelo de análise sociocientífica proposto por Sá, e para organizar os elementos que compõem os discursos dos estudantes, utilizamos a ferramenta didática proposta por Toulmin. Podemos inferir, pela análise dos resultados, que as estratégias, que envolveram conceitos científicos relacionados a Química Orgânica, favoreceram à reflexão e aprimoraram os discursos dos estudantes sobre as consequências do uso indiscriminado de Suplementos. Consideramos também que as experiências compartilhadas podem influenciar posicionamentos mais conscientes sobre suas escolhas alimentares e o uso de Suplementos Alimentares. Por fim, este estudo nos permite considerar que o confronto com os conhecimentos prévios e a prática argumentativa deve ser um contínuo e coletivo exercício da comunidade escolar, pois permite a incorporação de conceitos científicos, favorece a reflexão sobre posicionamentos e valores, possibilita o desenvolvimento de habilidades para a tomada de decisões e a formação de cidadãos mais críticos. |
Abstract: | Despite the body cult be a historically recognized movement, nowadays it seems to increase the number of people seeking the idealized body by the media and professional discourses related to body aesthetics. Probably, most of the people have limited knowledge about the complexity of body, nature and culture. This limitation makes people susceptible to adopt questionable practices in pursuit of the idealized body, and they put the health and even life in danger. Our concern focuses on how young students have struggled to achieve the idealized body. The indiscriminate use of supplementation by students from the high school where I worked for years motivated this study. Therefore, in this study we engaged in developing, implementing and analyzing a proposal that use Food Supplementation as a theme. We investigated how teaching chemistry with Science, Technology and Society (STS) approach can promote scientific literacy and can develop students’ argumentative skills. Thereunto, we developed a didactic material to applied with senior students from a public school in Distrito Federal and applied this in the first semester of 2015. The process was analyzed the qualitative aspects of educational context, through the case study presented in the Comic Book format. We collected data from formative activities as videos, lectures, investigative experiments, comic books, debate and notes from teacher’s diary. We used the socio scientific analysis model proposed by Sá to investigate the quality of students’ arguments, and the tool proposed by Toulmin to organize the elements that make up students speeches. After we analyzed the data, it was possible to infer that the strategies pervaded by scientific concepts related to Organic Chemistry favored the reflection and improved the speeches of the students on the consequences of indiscriminate use of supplements. We also believe that our shared experiences can influence better their conscious positions on related the food choices and the use of dietary supplements. Finally, we believe that the previous knowledge confrontation and the argumentative practice should be a continuous and a collective exercise in the school community because they allows the incorporation of scientific knowledge; encourages attitudes and values reflection; develops skills for decisions making and helps to form more critical citizens. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Química (IQ) Instituto de Física (IF) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências, 2015. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissionalizante |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2015.08.D.20188 |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.