Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/2027
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2006_Míriam Maria de Moraes Balduino.pdf526,1 kBAdobe PDFView/Open
Title: Inclusão escolar de alunos portadores de deficiência mental: com a palavra os professores
Authors: Balduino, Míriam Maria de Moraes
Orientador(es):: Branco, Angela Maria Cristina Uchôa de Abreu
Assunto:: Educação inclusiva
Deficiência mental
Psicologia educacional
Professores - formação
Issue Date: 22-Oct-2009
Citation: BALDUINO, Míriam Maria de Moraes. Inclusão escolar de alunos portadores de deficiência mental: com a palavra os professores. 2006. 147 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
Abstract: Por ser uma prática recente, a inclusão de alunos com deficiências no ensino regular tem encontrado inúmeras barreiras. Especialmente a inclusão de alunos com deficiência mental apresenta dificuldades, por demandar adaptações e re-significações por parte dos professores referentes ao processo de ensino-aprendizagem e desenvolvimento de seus alunos. A perspectiva sociocultural construtivista, que fundamenta essa pesquisa, apresenta uma visão de desenvolvimento humano como um fenômeno complexo e dinâmico onde o sujeito é participante ativo do seu desenvolvimento em constante interação o meio. Pode, portanto, contribuir para o estudo e a promoção das resignificações necessárias para a realização da inclusão de alunos com deficiência mental. O presente trabalho tem por objetivo contribuir para o estudo do processo de inclusão escolar de alunos diagnosticados como deficientes mentais (DM). Investigouse as concepções de dez professoras da primeira fase do ensino fundamental do sistema público de ensino regular de Gurupi-TO sobre: deficiência mental, inclusão escolar, de forma geral, e, especificamente, inclusão escolar de alunos portadores de deficiência mental. Buscou-se, também, identificar a existência de apoio ou suporte por parte dos serviços públicos do estado do Tocantins às professoras, e como estas avaliam este apoio (ou sua ausência). Por fim, procurou-se identificar e analisar as sugestões apresentadas pelas professoras com relação à questão da inclusão escolar de alunos portadores de DM. Os dados da pesquisa foram obtidos por meio de entrevista semiestruturada, e foram analisados em consonância com a perspectiva teórica que orientou esse trabalho. ___________________________________________________________________________________ ABSTRACT
As a recent educational practice, school inclusion of students with special needs has not been an easy accomplishment, finding various difficulties to be adequately implemented. Particularly, the inclusion of students with mental deficiency has been difficult, due to the amount of adaptations and the need to deconstruct traditional meanings, specially those held by teachers about their developmental and educational capacities, and their possibilities to be included. The present research is based on a sociocultural constructivist perspective, which claims for the complexities of human development, and for the active role played by both cultural contexts and the active individual in such developmental processes. Therefore, this theoretical perspective opens new possibilities for re-thinking and re-conceptualizing the issue of mental deficiency, and suggests real possibilities to include mental deficient students in the regular educational system. This project aimed at contributing to such inclusion by investigating teachers’ ideas and beliefs concerning the issue of inclusion. The ten teachers that participated of this study worked for the public educational system of Gurupi, state of Tocantins. We investigated teacher’s evaluation of the support they are (or are not) receiving to accomplish the inclusion task within their classrooms, especially addressing the inclusion of students affected with mental deficiency. We also analyze their suggestions concerning the topic under investigation, and all data was constructed from teachers’ discourse within the context of individual interviews.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2006.
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/2027/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.