Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/2047
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2007_SainyCoelhoBorgesVeloso.pdf4,91 MBAdobe PDFView/Open
Title: Composição pontos pretos sobre fundo verde-amarelo : a visibilidade dos sem-teto em Brasília, 2000 a 2007
Authors: Veloso, Sainy Coelho Borges
Orientador(es):: Costa, Cléria Botêlho da
Assunto:: Cultura - Brasília (DF)
Brasília (DF) - história
Issue Date: 2007
Citation: VELOSO, Sainy Coelho Borges. Composição pontos pretos sobre fundo verde-amarelo : a visibilidade dos sem-teto em Brasília, 2000 a 2007.2008. 273 f. Tese (Doutorado em História)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Abstract: Nesta investigação reflito, questiono e narro o passado-presente sócio-cultural da Nova Capital – Brasília, considerando o contraste visual das formas modernistas do Plano Piloto de Brasília, símbolo da modernidade no Brasil, e as primitivas tendas dos semteto em seus espaços urbanos. Para tanto, recorro a fontes oficiais e não oficiais, entrevistas orais com os sem-teto, análise da letra da música “Brasília - Sinfonia da Alvorada” de Vinícus de Morais e Tom Jobim, e da Carta de Atenas de 1933. Busco compreender as identidades dos sem-teto no Plano Piloto de Brasília a partir de sua cultura material, bem como da dimensão simbólica de seus artefatos; suas migrações, percursos, fazeres e práticas visuais enquanto estratégias em busca de visibilidades; seus espaços de jogo, ironia e estranhamento na cidade como táticas de habitar, e as representações pelas quais são percebidos pela população local, órgãos de assistência e fiscalização social em Brasília. Da população dos sem-teto pesquisada, destaco três deles, os quais constroem e realizam práticas no Plano Piloto que se destacam dos demais pela criatividade, estética e arte. ________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
In this investigation I reflect, question and narrate the sociocultural present-past of the New Capital - Brasília, considering the visual contrast of the modernist forms of Brasilia's Plano Piloto, a symbol of modernity in Brazil, and the primitive tents of the homeless in it's urban spaces. In order to do so, I employ official and unofficial sources, oral interviews with the homeless, and analyses of the lyrics to "Brasília - Sinfonia da Alvorada" by Vinícus de Morais and Tom Jobim and of the "Carta de Atenas" of 1933. I seek to comprehend the identities of the homeless in Brasilia's Plano Piloto from their material culture, as well as from the symbolic dimensions of their artefacts; I see their migrations, paths, visual practices and doings [fazeres] as strategies aiming at visibilities; their spaces of play, irony and alienation within the city as habitational tactics, and the representations through which they are perceived by Brasilia's local population and bodies of social aid and fiscalization. I focus on three homeless people, who contstruct and enact pracices in the Plano Piloto and stand out from the rest due to their creativity, aestehtic and art.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de História (ICH HIS)
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Departamento de História, 2007.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em História
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/2047/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.