Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/20499
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2015_RamonSalenoYureRubimCostaSilva.pdf19,01 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Monitoramento e identificação numérico e experimental de danos em vigas e pontes de aço e concreto utilizando transformadas de wavelet
Autre(s) titre(s): Monitoring and identification numerical and experimental of damages in steel and concrete beams and bridges using wavelet transforms
Auteur(s): Silva, Ramon Saleno Yure Rubim Costa
Orientador(es):: Bezerra, Luciano Mendes
Coorientador(es):: Bittencourt, Túlio Nogueira
Assunto:: Wavelets (Matemática)
Identificação de danos
Date de publication: 26-mai-2016
Référence bibliographique: SILVA, Ramon Saleno Yure Rubim Costa. Monitoramento e identificação numérico e experimental de danos em vigas e pontes de aço e concreto utilizando transformadas de wavelet. 2015. xxxiii, 240 f., il. Tese (Doutorado em Estruturas e Construção Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Résumé: Nos últimos anos, percebe-se uma constante preocupação da comunidade científica pela busca de técnicas eficientes para identificação de danos em estruturas. Isto resultou no desenvolvimento progressivo da Área de Integridade Estrutural. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é contribuir com mais testes estáticos e dinâmicos, com uma metodologia de identificação de danos e com um índice de dano para auxiliar no processo de identificação de danos em pontes rodoviárias e ferroviárias de aço e de concreto armado. Para isto, são escolhidos os métodos baseados em wavelets. Tais métodos podem detectar singularidades presentes nos parâmetros modais ou deslocamentos causados pelo dano e, consequentemente, não requerem a condição da estrutura antes do dano. Além disso, podem ser aplicados tanto em resposta estáticas quanto dinâmicas. Foram realizados testes experimentais e análises numéricas em vigas e em um modelo reduzido de uma ponte ferroviária em aço visando obter as respostas estáticas e dinâmicas, para em seguida, aplicar as Transformadas de Wavelet e o índice de dano proposto baseado na curvatura da energia dos coeficientes de wavelet. A partir dos estudos realizados, concluiu-se que a metodologia proposta utilizando as transformadas de wavelet após a interpolação e a regularização dos dados e o índice de dano proposto podem ser utilizados como uma alternativa às técnicas tradicionais de detecção de danos, visto que as mesmas foram capazes de localizar a posição do dano para diversas situações.
Abstract: In recent years, it can be observed a constant concern of the scientific community by the search for efficient techniques for damage identification of structures thus enabling the progressive development of the Structural Health Monitoring (SHM). In this sense, the objective of this work is to contribute with more dynamic and static tests, with a damage identification methodology and a damage index to help the damage identification process in beams, roadway and railway bridges of steel and reinforced concrete. For this, methods based on wavelets were chosen. Such methods may detect singularities present in the modal parameters or displacements caused by the damage and therefore do not require the condition of the structure before damage. Furthermore, it can be applied both in static as well as dynamic response. Experimental and numerical tests were carried out on beams, in a scale model of a steel railway bridge and a real reinforced concrete bridge to obtain the static and dynamic responses, to then apply the Wavelet Transform and the proposed damage index based on the curvature energy of the wavelet coefficients. From the studies, it was concluded that the proposed methodology using wavelet transforms after interpolation and smoothing in the data and the proposed damage index could be used as an alternative to traditional techniques for detection of damage, since they were able to detect the position of the damage for many situations.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2015.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.04.T.20499
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/20499/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.