Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/20538
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2015_EvelynGabrielleMonteiroGomesdaSilva.pdf11,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Contextualização histórica para o estudo da trigonometria e construção do teodolito no ensino fundamental
Autor : Silva, Evelyn Gabrielle Monteiro Gomes da
Orientador(es):: Araújo, Kellcio Oliveira
Assunto:: Trigonometria
Educação
Ensino da matemática
Fecha de publicación : 26-may-2016
Citación : SILVA, Evelyn Gabrielle Monteiro Gomes da. Contextualização histórica para o estudo da trigonometria e construção do teodolito no ensino fundamental. 2015. viii, 97 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumen : A Trigonometria nasceu, aproximadamente, em 300 a.C. entre os gregos, para resolver problemas de astronomia. Do mundo grego, a Trigonometria passou, aproximadamente, em 400 d.C., para a Índia onde foi usada nos cálculos astrológicos. Por cerca dos anos 800 d.C. ela chegou ao mundo islâmico, onde foi muito desenvolvida e aplicada na astronomia e cartografia. Por volta de 1100 d.C. a Trigonometria chegou junto com os livros de Ptolomeu, na Europa Cristã onde inicialmente foi estudada tão somente por suas aplicações à Astronomia. Com os portugueses da Escola de Sagres encontrou-se uma aplicação de enorme valor econômico na Navegação Oceânica. O teodolito é um instrumento óptico utilizado na topografia, para realizar medidas de ângulos verticais e horizontais com o objetivo de facilitar o cálculo de distâncias e alturas. Empregado na Geodésia e na Agrimensura para triangulação em redes, o instrumento é também usado pela engenharia, arquitetura e por outros profissionais e técnicos, em grandes construções de estradas, demarcações de fazendas e sítios (em [24]). O objetivo desse trabalho é fazer uma construção de conhecimentos matemáticos necessários ao aprendizado à Trigonometria para alunos do 9o ano do Ensino Fundamental para enfim concretizar o projeto com a construção e utilização do Teodolito com o intuito de motivar o aprendizado desse conteúdo tão importante e o ensino da Matemática de uma maneira geral. Cada atividade aplicada continha questões de sondagem, questões para serem resolvidas após a explanação do conteúdo e uma contextualização histórica sobre cada conteúdo.
Abstract: We can trace Trigonometry back to approximately 300 BC, when the Greeks used very simple relations to solve astronomy problems. It eventually reached India around 400 AD, used in astrological calculations. By the eighth century we can find many uses of Trigonometry in the Islamic world, where it was greatly developed and applied in astronomy and cartography. Around 1100 AD Trigonometry came to Christian Europe, brought with Ptolemy's books. There in initially studied solely by its applications to astronomy. In the Portuguese Sagres School it found an important application of real economic value in the Oceanic Navigation. The theodolite is an optical instrument used in topography to measure vertical and horizontal angles in order to facilitate the calculation of distances and heights. It is employed in geodesy and triangulation for land surveying and is used by engineers, architects and other professionals and technicians in building large roads and in boundary surveying of parcels (in [24]). The aim of this work is to identify and build the mathematical knowledge necessary for students in the 9th grade (junior high school in Brazil) in learning trigonometry. In the end of the project we will construct and use a prototype of a theodolite in order to engage students in learning this important issue ? and in studying mathematics in general. Each reference activity we applied contained assessment items, questions to be resolved after the oral explanation of the content and a historic contextualization of each unit to be taught.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Exatas (IE)
Departamento de Matemática (IE MAT)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2015.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional
Licença:: A concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.11.D.20538
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/20538/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.