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Title: A comunidade pitagórica : tipologia e identidade
Other Titles: The pythagoren community : typology and identity
Authors: Cornelli, Gabriele
Assunto:: Pitagorismo
Comunidade
Ética
Religião
Issue Date: 2011
Publisher: Instituto Hypnos
Citation: CORNELLI, Gabriele. A comunidade pitagórica: tipologia e identidade. Hypnos (PUCSP), v. 27, p. 230-245, 2011. Disponível em: <http://www.hypnos.org.br/revista/index.php/hypnos/article/view/210/211>. Acesso em: 2 jun. 2016.
Abstract: Os modelos gregos clássicos de associações são fundamentalmente de dois tipos: o thíasos e a hetairía. Enquanto o primeiro está mais diretamente ligado à prática comum de cultos, à partilha de ritos e saberes mistéricos, a hetairía está mais ligada à idéia de uma associação de philoí, no sentido político de aliados e confrades que se encontram em um clube privado. A comunidade pitagórica é quase que unanimamente considerada pela tradição uma hetairía, e todavia muitas de suas características remeteriam mais claramente para o modelo do thíasos. Ambas as definições não parecem dar conta das singularidades da koinonía, que caracteriza o modo de vida pitagórico. ______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Classical Greek models of association can be divided into two major types: the thíasos and the hetairía. While the first is more directly connected with the common practice of religious ritual, with the sharing of rites and knowledge of the mysteries, the hetairía is closely connected with the idea of an association of philoí, in the political sense usually attributed to it, of allies and comrades in a private group. The Pythagorean community is considered to be a hetairía, but many of its characteristics point to the model of a thíasos. However, neither definition seems to fit the singularities of koinonía which characterize the Pythagorean way of living.
Licença:: HYPNOS - Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0). Fonte: http://www.hypnos.org.br/revista/index.php/hypnos/article/view/210/211. Acesso em: 2 jun. 2016.
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