Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/20729
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_GestaoPublicaBrasil.pdf727,02 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Gestão pública no Brasil : uma proposta de mensuração da educação fiscal do cidadão
Auteur(s): Borges, Erivan Ferreira
Pereira, Jose Matias
Borges, Gilmara Mendes da Costa
Assunto:: Educação fiscal
Gestão pública
Date de publication: déc-2015
Editeur: Universidade de São Paulo
Référence bibliographique: BORGES, Erivan Ferreira; PEREIRA, Jose Matias; BORGES, Gilmara Mendes da Costa. Gestão pública no Brasil: uma proposta de mensuração da educação fiscal do cidadão. Revista de Contabilidade e Organizações, Ribeirão Preto, v. 9, n. 25, p. 3-15, dez. 2015. ISSN 1982-6486. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/rco/article/view/55522>. Acesso em: 25 maio 2016. doi:http://dx.doi.org/10.11606/rco.v9i25.55522.
Résumé: Neste artigo propõe-se mensurar o nível de educação fiscal do cidadão, a partir da base de dados do Programa Nacional de Educação Fiscal – PNEF. São apresentados alguns trabalhos que tratam da educação fiscal em nível nacional e internacional, cujos fundamentos retratam uma educação voltada ao exercício da plena cidadania. Os dados utilizados são resultados de uma pesquisa de campo realizada com o apoio da Escola de Administração Fazendária, utilizando como instrumento de coleta o surveymonkey. A amostra compreendeu 1.804 respostas a um questionário estruturado a partir dos fundamentos da educação fiscal pregados pela gestora do programa (ESAF). Os dados foram tratados por análise fatorial, sob o pressuposto de identificar dimensões latentes do nível de educação fiscal dos cidadãos. Pelos fundamentos, previa-se a identificação de sete dimensões, mas os resultados evidenciaram quatro dimensões latentes observáveis e fundamentadas teoricamente. Comprovou-se, apesar das limitações inerentes ao tipo de pesquisa, a possibilidade de mensuração do nível de entendimento da educação fiscal por múltiplos componentes, considerando afirmar que a educação e seus fundamentos são entendidos pela população, que reconhecem a sua importância, pressupondo ainda uma contribuição ao estado da arte da pesquisa na medida em que fomenta e dissemina a temática da educação fiscal no contexto acadêmico em nível de graduação e pós graduação e abre campo para estudos que objetivem revalidar os achados.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Administração
Licença:: Revista de Contabilidade e Organizações - Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)). Fonte: http://www.revistas.usp.br/rco/article/view/55522. Acesso em: 25 maio 2016.
DOI: http://dx.doi.org/10.11606/rco.v9i25.55522
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/20729/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.