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Título : Religião e cultura : um breve itinerário do fim do mundo antigo aos dias de Kierkegaard
Otros títulos : Religion and culture : a brief itinerary of the end of the ancient world to the days of Kierkegaard
Autor : Paula, Marcio Gimenes de
Assunto:: Religião
Cultura
Antiguidade clássica
Cristianismo
Fecha de publicación : ene-2014
Editorial : PUCPR
Citación : PAULA, Marcio Gimenes de. Religião e cultura: um breve itinerário do fim do mundo artigo aos dias de Kierkegaard. Revista de Filosofia: Aurora, Curitiba, v. 26, p. 191-214, jan./jun. 2014. Disponível em: <http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/rf?dd99=issue&dd0=469>. Acesso em: 14 jun. 2016. DOI: 10.7213/aurora.26.038.AO.03.
Resumen : Kierkegaard nos mostra, em boa parte de suas obras, sua categórica rejeição em aceitar que a religião cristã pudesse ser reduzida a uma questão de cultura. Mesmo vivendo numa época em que muitos parecem aceitar essa premissa, o filósofo enfrenta inúmeras dificuldades para fazer valer seu posicionamento e, por outro lado, sua proposta parece, ao mesmo tempo, profundamente discutível e polêmica. O cristianismo parece se confundir com a cultura desde seus primórdios e, inclusive, talvez tenha dependido disso para sua sobrevivência até a atualidade. Desse modo, a tese kierkegaardiana de recusa a uma ligação mais efetiva entre cristianismo e cultura não pode ter, em si mesma, um aspecto intolerante ou reacionário? Para investigar tal questão, almejamos analisar aspectos da obra kierkegaardiana e, a partir de um dado recorte, o contexto de implantação do cristianismo no fim do mundo antigo. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
Kierkegaard shows us, in much of his work, his categorical rejection to accept that the Christian religion could be reduced to a question of culture. Even living in an age where many seem to accept this premise, the philosopher faces numerous diffi culties to enforce their positioning and, on the other hand, his proposal seems, while deeply controversial and debatable. Christianity seems to be confused with the culture since its inception, and even may have depended on it for their survival until today. Thus, the thesis of Kierkegaard refuses to link more eff ectively between Christianity and culture can not, in itself, an aspect intolerant or reactionary? To investigate this question, we aim to analyze aspects of the work and Kierkegaard, as of a given crop, the deployment context of Christianity at the end of the ancient world.
Licença:: Revista de Filosofia: Aurora (PUCPR. Impresso) - Licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada (CC BY 3.0). Fonte: http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/rf?dd99=issue&dd0=469. Acesso em: 14 jun. 2016.
DOI: https://dx.doi.org/10.7213/aurora.26.038.AO.03
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