http://repositorio.unb.br/handle/10482/20761
Fichier | Description | Taille | Format | |
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2016_SimoneMoreiradeOliveira.pdf | 2,65 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Acessibilidade e usabilidade em curso online : um desafio para as escolas de governo |
Auteur(s): | Oliveira, Simone Moreira de |
Orientador(es):: | Souza, Amaralina Miranda de |
Assunto:: | Acessibilidade Usabilidade Pessoas com deficiência visual Deficientes - educação |
Date de publication: | 21-jui-2016 |
Data de defesa:: | 1-avr-2016 |
Référence bibliographique: | OLIVEIRA, Simone Moreira de. Acessibilidade e usabilidade em curso online: um desafio para as escolas de governo. 2016. 125 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Résumé: | Frenteà constatação de que existem aproximadamente 45,6 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência, vários deles servidores públicos, somado ao reconhecimento de que a Educação é para todos, foi realizada a presente pesquisa,de caráterqualitativa, por meio de estudo de caso em pesquisa participante, de um curso oferecido online por uma escola de governo. Inspirado por uma concepção filosófica reivindicatória/participatória, o estudo tevepor objetivo analisar as condições de acessibilidade de um curso oferecido online por uma escola de governo no Distrito Federal, por meio da percepção de pessoas cegas e de pessoas surdas. Para isso, foram utilizadas estratégiasque permitiram a triangulação de dados, como análise documental, entrevista semiestruturada eobservação. Os dados foram analisados e interpretados de acordo com as áreas e diretrizes estabelecidas pelo Departamento de Governo Eletrônico brasileiro para adaptação de conteúdos digitais no governo federal de modo a promover o acesso a todas as pessoas. Como principais resultados desse estudo, constatou-se que, mesmo após a análise do ambiente virtual e a intervenção com aplicação de melhorias, os sujeitos cegos ainda enfrentavam algumas dificuldades de acessibilidade e de usabilidade; somente por meio da participação direta de pessoas com necessidades específicas na avaliação do curso, é possível identificar todas as falhas a serem sanadas; cuidados com acessibilidade e usabilidade beneficiam a todas as pessoas e não somente àqueles que demandam atendimentos específicos. |
Abstract: | Facing the fact that there are approximately 45.6 million Brazilians with some kind of disability, many of them public agents, and also the recognition that education must be offered for all, this research was carried out, with a qualitative character through a study case and participatory research concerning an online course offered by a school of government. Inspired by a vindicatory/ participatory philosophical conception, the study aimed to analyze the conditions of accessibility of an online course offered by a school of government in Brasília, Distrito Federal, through the perception of blind and deaf subjects.With this objective, strategies have been used to permit triangulation of data such as documents analysis, semi-structured interview and observation. The data were analyzed and interpreted according to the areas and guidelines established by the Brazilian Electronic Government Department for adaptation of digital content in the federal government in order to promote access to all. As main results of this study, it was found that even after the analysis of the virtual environment and the implementation of improvements, the blind subjects still faced some difficulties of accessibility and usability; only through the direct participation of people with special needs in evaluation of the courseit is possible to identify any faults to be remedied; care accessibility and usability do benefit all people and not only those that require specific care. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2016.04.D.20761 |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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