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Título : Avaliação da resistência mecânica de material leve utilizando misturas de pedaços de pneus com solo do Distrito Federal
Autor : Suárez Moreno, Jaime Alberto
Orientador(es):: Araújo, Gregório Luís Silva
Assunto:: Resistência ao cisalhamento
Solos tropicais
Resistência de materiais
Pneus
Fecha de publicación : 27-jun-2016
Citación : SUÁREZ MORENO, Jaime Alberto. Avaliação da resistência mecânica de material leve utilizando misturas de pedaços de pneus com solo do Distrito Federal. 2016. xxii, 119 f., il. Dissertação (Mestrado em Geotecnia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumen : A excessiva produção de pneus e as dificuldades para sua disposição em aterros sanitários ao fim de sua vida útil são casos comuns de geração de problemas ambientais nos últimos anos no mundo inteiro. Por sua vez, há dificuldade na obtenção de material que atendam às exigências que as obras de engenharia geotécnica requerem. No caso especifico da região do Distrito Federal, a predominância de solo laterítico altamente intemperizado algumas vezes requer melhoramento com outros materiais, o que pode levar ao aumento do custo. Nesse contexto, este trabalho propõe o estudo de material alternativo de baixo custo (resíduos provenientes de processos de trituração de pneus com diâmetro médio de 20 mm), misturado ao solo do Distrito Federal. Para o desenvolvimento do projeto de pesquisa, foi necessário realizar ensaios de compactação (energia de compactação modificada) e empregar um equipamento de cisalhamento direto em escala média (amostras de 300 mm x 300 mm x 175 mm) para estudar e avaliar o comportamento mecânico das misturas solo – borracha, em teores de 0% (solo puro), 2,5%, 3,75%, 5%, 7,5%, 10% e 100% (borracha pura) com relação ao peso do solo seco, submetidas a tensões confinantes de 25 kPa, 50 kPa, 80 kPa e 100 kPa. Os resultados das compactações mostraram que houve redução do peso especifico aparente seco das misturas com o aumento do teor de borracha, sem afetar sua umidade de compactação ótima, mantendo-se um corpo de prova bem estruturado se este se encontra confinado. Já no exame visual das amostras desconfinadas, estabeleceu-se que até uma mistura de 5% de teor de borracha não foi encontrado grande número de fissuras, trincas e possíveis planos de fraqueza, avaliando este como teor de borracha ótimo. No caso dos ensaios de cisalhamento direto em escala média foi observado que, com o aumento do teor de borracha, há redução na coesão da estrutura, apesar do acréscimo na tensão ao cisalhamento máxima e no ângulo de atrito.
Abstract: The excessive production of rubber tires and the difficulties of their disposal in waste landfills are common causes of generation of environmental problems in recent years worldwide. On the other hand, it is difficult to obtain materials that satisfy the requirements that the geotechnical engineering works require. In the specific case of the Federal District region, the lateritic soil predominantly highly weathered sometimes requires improvement with other materials, which can lead to the increasing in the cost of the construction. In this context, this research proposes the study of low-cost alternative materials (waste from tire shredding process with an average diameter of 20 mm) mixed with the soil of the Federal District. For the development of the research project, it was necessary to perform Proctor compaction test (modified compaction test) and carrying out direct shear tests with a medium scale (samples of 300 mm x 300 mm x 175 mm) to study and evaluate the mechanical behavior of soil – rubber mixtures, at 0% content (pure soil), 2.5%, 3.75%, 5%, 7.5%, 10% and 100% (pure rubber) with respect to the weight of dry soil, with confining pressures of 25 kPa, 50 kPa, 80 kPa, and 100 kPa. The results of the compaction study showed that there was a decrease in the apparent dry unity weight of mixtures with increasing rubber content, without affecting its optimal moisture content. . According to the visual inspection of unconfined samples, it was observed that for a mixture of 5% rubber content it wasn´t noticed many cracks or possible weakness planes. Thus, this was considered the optimal rubber content. For the direct shear medium scale testing it was found that increasing rubber content the cohesion of the structure was reduced and maximum shear stress and the friction angle were increased.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Geotecnia
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DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2016.03.D.20803
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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