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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/20910
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Title: Aplicação do lema de euclides para cálculo do máximo divisor comum no ensino
Authors: Arruda, Adriane Martins
Orientador(es):: Matos, Helder de Carvalho
Assunto:: Euclides, Elementos de
Equações diofantinas
Teorema Fundamental do Cálculo
Teorema da Divisão Eucliana
Máximo Divisor Comum (MDC)
Issue Date: 12-Jul-2016
Citation: ARRUDA, Adriane Martins. Aplicação do lema de euclides para cálculo do máximo divisor comum no ensino. 2016. x, 42 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Abstract: O objetivo deste trabalho é mostrar a aplicação do Lema de Euclides para cálculo do Máximo Divisor Comum no Ensino Fundamental e avaliar a receptividade que os alunos tiveram ao método. Para tanto, estudamos e escrevemos sobre a divisão nos inteiros, divisibilidade e propriedades envolvidas, o Teorema da Divisão Eucliana, o máximo divisor comum, o Lema de Euclides, o Algoritmo de Euclides, o Teorema Fundamental da Aritmética e também sobre as Equações Diofantinas que são uma aplicação interessante do MDC. Aplicamos um minicurso sobre MDC em duas turmas de Ensino Fundamental e escrevemos sobre os resultados obtidos.
Abstract: The objective of this work is to show the application of Euclid's Lemma to calculate the Greatest Common Divisor in Elementary Education and evaluate the receptivity that the students had the method. We studied and wrote about the division in integers, divisibility and properties involved, the theorem Eucliana Division, the greatest common divisor, Lemma Euclid, the Euclidean algorithm, the Fundamental Theorem of Arithmetic and also on the Diophantine Equations they are an interesting application of the Greatest Common Divisor. We use a short course on Greatest Common Divisor in two elementary school classes and present some results obtained.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Exatas (IE)
Departamento de Matemática (IE MAT)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2016.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional
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DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2016.05.D.20910
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