Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/20917
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_AlderySilveiraJunior.pdf11,81 MBAdobe PDFView/Open
Title: Metodologia multicritério para avaliar as condições de operação do transporte de carga por cabotagem no Brasil, sob a ótica dos armadores
Authors: Silveira Júnior, Aldery
Orientador(es):: Fortes, José Augusto Abreu Sá
Coorientador(es):: Quirino, Marcelo Grangeiro
Assunto:: Transporte de carga
Avaliação de desempenho
Transporte de carga - vulnerabilidade
Cabotagem - transporte de carga
Infraestrutura de transporte
Issue Date: 12-Jul-2016
Citation: SILVEIRA JÚNIOR, Aldery. Metodologia multicritério para avaliar as condições de operação do transporte de carga por cabotagem no Brasil, sob a ótica dos armadores. 2016. xvii, 234 f., il. Tese (Doutorado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Abstract: O presente estudo teve por propósito desenvolver um modelo para avaliar as condições de operação do transporte de carga por cabotagem no Brasil, sob a ótica dos operadores deste tipo de transporte, as empresas brasileiras de navegação que atuam nesse segmento. O modelo avaliativo foi desenvolvido com base na metodologia Multicriteria Decision Aid (Multicritério de Apoio à Decisão – MCDA), cuja concepção se deu sob a égide do paradigma construtivista e contou com a participação de uma equipe de especialistas em cabotagem. O modelo constou de seis eixos básicos de avaliação (critérios): Infraestrutura portuária; Procedimentos portuários; Custos portuários; Marco regulatório; Outros fatores impactantes; e Políticas públicas. Cada eixo foi decomposto em três subcritérios, perfazendo dezoito quesitos avaliativos. Foi realizada uma pesquisa de campo junto aos armadores de cabotagem para levantar a percepção dos mesmos sobre os diversos quesitos avaliativos. Os dados da pesquisa foram tratados pelos softwares Hivew3 e Macbeth, com base no modelo multicritério desenvolvido, cujos resultados alimentaram fórmulas matemáticas específicas destinadas a quantificar cada critério individualmente e as condições de operação do sistema como um todo. Em sua totalidade, os critérios receberam avaliações muito baixas, sendo que os eixos Custos portuários e Regulação foram os que receberam as menores notas. A avaliação global das condições do transporte de carga por cabotagem no Brasil foi pontuada com a nota 3,9, correspondente a uma escala de zero a dez, nota esta considerada muito baixa para um segmento do transporte de carga tão importante e com tamanho peso para a economia brasileira. Concluiu-se que esta nota reflete a situação de penúria, descaso e abandono enfrentados atualmente pelas empresas de navegação que oferecerem serviços de transporte de carga ao longo da costa brasileira, quer seja no que diz respeito à infraestrutura portuária, quer seja no conjunto de atividades de suporte de cunho institucional, regulatório e de apoio.
Abstract: This study had the purpose to develop a model to evaluate the operating conditions of cabotage for freight transportation in Brazil, from the perspective of operators of this type of transport, the Brazilian shipping companies that operate in this segment. The evaluation model was developed based on multicriteria Decision Aid methodology (MCDA), and its design took place on the constructivist paradigm, with the participation of a team of cabotage experts. The model consisted of six basic axes of evaluation (criteria): Port infrastructure; Port procedures; Port costs; Regulations; Other impacting factors; and Public policies. Each axis has been broken down into three sub-criteria, through eighteen evaluative questions. A field survey was carried out with cabotage shipowners to raise their perception about the evaluative questions. The survey data were processed by Hivew3 and Macbeth softwares, based on multi-criteria model developed, and the results fed specific mathematical formulas designed to quantify each individual criterion and system operating conditions as a whole. All of the criteria received very low ratings, and the axes port costs and regulation were those who received the lowest scores. The overall assessment of cabotage for cargo transportation conditions in Brazil scored 3.9, on a scale of zero to ten, which is considered a very low grade for a freight transport sector so important for Brazilian economy. It was concluded that this grade reflects the situation of poverty, neglect and abandonment currently faced by shipping companies that offer cargo transport services along the Brazilian coast, regarding to port infrastructure and to the activities of institutional support and regulations.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Transportes
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2016.05.T.20917
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/20917/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.