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Título: De coadjuvante a protagonista : a formação de professores em educação musical no contexto da educação infantil – uma experiência com as Oficinas Pedagógicas da SEDF
Autor(es): Ramalho, Maria Luiza Dias
Orientador(es): Pederiva, Patrícia Lima Martins
Assunto: Educação musical
Professores - formação
Educação de crianças
Data de publicação: 27-Jul-2016
Referência: RAMALHO, Maria Luiza Dias. De coadjuvante a protagonista: a formação de professores em educação musical no contexto da educação infantil – uma experiência com as Oficinas Pedagógicas da SEDF. 2016. 182 f., il. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Essa pesquisa teve por objetivos investigar se e como um processo formativo pode levar o pedagogo/não especialista em música, de uma ação coadjuvante a um protagonismo em educação musical. Foi realizada com as Oficinas Pedagógicas da SEDF, no contexto da formação em educação musical para a educação infantil, partindo da parceria entre a Coordenação Central de Educação Infantil da SEDF e a FE/UnB que ofertou o curso de extensão Formação de Professores em Educação Musical – Fundamentos da Linguagem Musical na Educação, no ano de 2013. O trabalho está divido em quatro capítulos e tem como abordagem teórica a perspectiva histórico-cultural. Em sua escrita foram utilizados como metáfora, alguns vocabulários do teatro e da música. A metodologia empregada foi a Peregrina ação que analisou o corpus da pesquisa denominado de Dossiê Reflexivo composto por documentos legais, questionário semiestruturado, memoriais, registros de observações pessoais, fotografias e vídeos. As primeiras análises dos materiais apontaram para a transformação da ação dos participantes de Coadjuvante em Protagonista na educação musical, por meio das Ferramentas de Transformação. O instrumento de análise denominado Diálogo Sanfônico revelou novas sínteses das análises decodificando os elementos da coadjuvação como Situações-limites, mantendo e ampliando as Ferramentas que transformaram a ação protagonista dos participantes no Inédito Viável, por meio da Comunicação. A grande síntese dessa pesquisa revelou a Autonomia no trabalho com música por parte dos professores não especialistas das Oficinas Pedagógicas, tanto no curso de extensão quanto em sua propagação posterior, aos pedagogos.
Abstract: This research had the purpose of investigating if and how a formative process can bring a pedagogue/not specialist in music from a supporting role into a leading role in musical education. The research was conducted about the SEDF Pedagogic Workshops in the context of training in musical education for early childhood education, based on the partnership between the SEDF Central Coordination of Early Childhood Education and the FE/UnB, which offered the extension program "Professor Training in Musical Education - Fundamentals of Musical Language in Education", in the year 2013. The work is divided into four chapters and has the historical and cultural perspective as its theoretical approach. Some elements of theater and music were used as metaphors in the writing process of this work. The methodology employed was Peregrina, in an action that analyzed the research corpus, denominated Reflexive Dossier. The dossier was comprised of legal documents, semi-structured questionnaire, memorials, personal observation records, photographs and videos. First analyses of the material suggested the transformation of the action of the participants from a supporting into a leading role in musical education, by means of Transformation Tools. The instrument of analysis called "Accordionic" Dialogue revealed new syntheses of analysis, decoding the elements of co-acting as Borderline Situations, keeping and widening the Tools that transformed the protagonist action of the participants in the "Inédito Viável" radio show, by means of Communication. In summary, this research revealed the Autonomy in the work with music by teachers not specialists in Pedagogical Workshops, both in the extension program and in its subsequent roll out to pedagogues.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2016.03.D.21030
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