Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/21055
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_JoelmarFernandoCordeirodeSouza.pdf683,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Regimes de verdade em Michel Foucault : aparição e gênese de um conceito
Autor(es): Souza, Joelmar Fernando Cordeiro de
Orientador(es): Lima, Erick Calheiros de
Assunto: Genealogia
Foucault, Michel, 1926-1984 - crítica e interpretação
Verdade
Data de publicação: 28-Jul-2016
Referência: SOUZA, Joelmar Fernando Cordeiro de. Regimes de verdade em Michel Foucault: aparição e gênese de um conceito. 2016. 112 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente estudo teve por objetivo analisar a problemática da questão da verdade e dos regimes de verdade em Michel Foucault. Assim, tem-se a apresentação de um resgate da teoria foucaultiana, em especial, da teoria desenvolvida no período 1970-1975, ou seja, a exposição da transformação teórica da arqueologia-genealogia – ordenada por Nietzsche, com o intuito de compreender a articulação entre a verdade e a ordem do discurso –; da genealogia e da história; da verdade e as formas jurídicas; dos corpos e dos dispositivos de sexualidade; das ciências humanas e da disciplina, da prisão, do panoptismo e dos regimes de verdade. Segundo Foucault, o poder potencializa as disciplinas dos corpos e as regulações da população – uma anatomia-política do ser humano. Neste sentido, percebeu-se que os regimes de verdade e os sistemas punitivos nos diversos tipos de sociedades formadas pelo ser humano são propriedades de uma mesma tecnologia, tendo em vista que a tecnologia politica é o efeito do conjunto de táticas e posições estratégicas.
Résumé: Cette étude vise à analyser le problème de la question de la vérité et les régimes de vérité chez Michel Foucault. Ainsi, l’on a la présentation d'une rétrospective de la théorie de Foucault, en particulier la théorie développée dans la période de 1970 à 1975, à savoir l'exposition de la transformation théorique de l'archéologie, la généalogie - ordonnée par Nietzsche, afin de comprendre l'articulation entre la vérité et l'ordre du discours -; de la généalogie et de l'histoire; la vérité et les formes juridiques; des corps et des dispositifs de la sexualité; des sciences humaines et de la discipline, la prison, le panoptisme et des régimes de vérité. Selon Foucault, le pouvoir potentialise les disciplines des organes et des règlements de la population - une anatomie politique de l'être humain. En ce sens, l’on s’est rendu compte que les régimes de vérité et des systèmes punitifs dans différents types de sociétés formées par l'être humain sont la propriété de la même technologie, étant donné que la technologie politique est l'effet de l'ensemble des positions tactiques et stratégiques.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de Filosofia (ICH FIL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília,Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, 2016.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2016.08.D.21055
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.