Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/21085
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_LudimilaMoreiraMenezes.PDF1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Dos riscos e miasmas : os apelos de um texto-pensamento em Crônica da casa assassinada, de Lúcio Cardoso
Autor(es): Menezes, Ludimila Moreira
Orientador(es): Eyben, Piero Luis Zanetti
Assunto: Literatura brasileira
Luto
Erotismo
Nostalgia
Data de publicação: 30-Jul-2016
Referência: MENEZES, Ludimila Moreira. Dos riscos e miasmas: os apelos de um texto-pensamento em Crônica da casa assassinada, de Lúcio Cardoso. 2016. 219 f. Tese (Doutorado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Ao narrar os infortúnios de uma família acossada pela decadência, Lúcio Cardoso em Crônica da casa assassinada alcança o que nesse estudo se qualifica como textopensamento, grandeza artística em que o escritor alcança capacidade de revelação equivalente ou superior ao que é considerado como exclusivo da seara da filosofia. Perfazendo-se sob o signo de Lázaro, em tempos de miasmas, Crônica da casa assassinada, em sua estrutura e plasticidade, composto em linguagem incansável de longos apelos, traz em suas potências anti-humanistas e malditas uma força outra que a da literatura brasileira consagrada em compêndios escolares e cânones que almejam a redenção do humano.
Abstract: As it narrates the misfortunes of a family hounded by decadence, Lúcio Cardoso, in Crônica da casa assassinada, reaches what this study qualifies as thought-text, an artistic greatness in which the writer reaches the capacity of revelation equivalent or superior to what is considered exclusive to philosophy. Through the sign of Lazarus, in times of miasmas, Crônica da casa assassinada, in its structure and plasticity, composed in indefatigable language of long appeals, brings in its anti-humanist and damned powers a strength that is different from most of the canonical texts of Brazilian literature, transmitted in the schoolbooks, which aim at the redemption of the human being.
Résumé: À travers de la narration des malheurs d‘une famille frappée par la déchéance, Lúcio Cardoso atteint ce que dans cette étude se qualifie comme texte-pensée, grandeur artistique par laquelle l'auteur se montre capable d‘un niveau de révélation équivalente ou supérieure à ce que l‘on considère le champ exclusive de la philosophie. En se constituant sous le signe de Lázaro, en temps de miasmes, Crônica da casa assassinada, en termes de sa structure et plasticité, écrit en langage inépuisable de longs appels, montre à travers de ses pouvoirs anti-humanistes et maudits une force autre que celle de la littérature brésilienne consacrée dans les compendiums scolaires et canons qui ont pour but la rédemption de l'humain.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2016.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2016.03.T.21085
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.