http://repositorio.unb.br/handle/10482/21123
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2016_AlcioneMarquesFernandes.pdf | 4,72 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Louceiras de Arraias : do olhar etnomatemático à ecologia de saberes na Universidade Federal do Tocantins |
Autor(es): | Fernandes, Alcione Marques |
Orientador(es): | Martins, Leila Chalub |
Assunto: | Etnomatemática Ecologia de saberes Matemática da sustentabilidade |
Data de publicação: | 30-Jul-2016 |
Data de defesa: | 23-Fev-2016 |
Referência: | FERNANDES, Alcione Marques. Louceiras de Arraias: do olhar etnomatemático à ecologia de saberes na Universidade Federal do Tocantins. 2016. 136 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | Esta pesquisa foi desenvolvida com as duas únicas louceiras do município de Arraias, estado de Tocantins, representantes de um conhecimento tradicional com características singulares desde o processo de construção geométrica das botijas, potes e gamelas até a ornamentação simétrica com argila colorida, envolvendo diferentes saberes em sua sistematização e execução, transmitido oralmente ao longo de gerações e agora ameaçado de extinção. A investigação foi baseada no registro etnográfico tendo como fundamento a Etnomatemática na perspectiva de Ubiratan D’Ambrósio e de Teresa Vergani, apontando para a inserção destes saberes no âmbito da Universidade Federal do Tocantins como prática da Ecologia de Saberes. Este estudo etnomatemático embasou a definição da matemática da sensibilidade como a convergência entre o pensamento matemático formal do pesquisador e a arte (e/ou técnica) desenvolvida por diferentes grupos ou sujeitos cognitivos nos seus fazeres e saberes tradicionais. Para a introdução destes saberes na universidade propõe-se incluir as louceiras de Arraias como extensionistas colaboradoras em projetos de extensão e no desenvolvimento de uma disciplina no curso de Licenciatura em Matemática do campus de Arraias, considerando que as raízes desta universidade foram estabelecidas na reforma de pensamento proposta por Edgar Morin, como apontam dois momentos ímpares por ela protagonizados: a avaliação das dimensões da sustentabilidade, interdisciplinaridade e inserção social realizada pelo Observatório Internacional da Reforma Universitária no período de 2008 a 2009 e o Seminário Internacional Distintos Olhares realizado em junho de 2009, sendo que a inserção da matemática da sensibilidade das louceiras de Arraias no ambiente acadêmico institui o resgate das propostas delineadas nestes dois eventos que refletem a busca pela religação dos saberes empreendida por esta universidade. |
Abstract: | This research was developed with the only two craftswomen from clay the municipality of Arraias, Tocantins state, representatives of traditional knowledge with unique characteristics from the geometric construction process of the bottles, jars and bowls to symmetrical ornamentation with colored clay, involving different areas of knowledge in systematization and execution, transmitted orally over generations and now threatened with extinction. The research was based on ethnographic record and is based upon the Ethnomathematics the perspective of Ubiratan D'Ambrosio and Teresa Vergani, pointing to the inclusion of this knowledge within the Federal University of Tocantins and practice of Knowledge Ecology. This ethnomathematical study based the sensitivity mathematical definition as the convergence between formal mathematical thinking of the researcher and the art (and / or technical) developed by different groups or cognitive subject in their doings and traditional knowledge. For the introduction of this knowledge in the university proposes to include louceiras Arraias as extension cooperating in extension projects and the development of a discipline in the Bachelor's Degree in Arraias campus Mathematics, considering that the roots of this university were established in the reform thinking proposed by Edgar Morin, as shown two odd moments for her perpetrated: assessing the dimensions of sustainability, interdisciplinarity and social integration conducted by the International Centre for University Reform from 2008 to 2009 and the International Seminar Distinguished looks held in June 2009 , and the mathematics of insertion of the sensitivity of Arraias of craftswomen from clay in academia establishing the redemption of the proposals outlined in these two events that reflect the search for reconnection of knowledge undertaken by this university. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2016.02.T.21123 |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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