Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/21213
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2016_JoãoRodriguesQuaresmaNeto.pdf724,22 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Desenvolvimento e políticas públicas : análise da 'formação cidadã' no âmbito do PNLD (2015-2017)
Auteur(s): Quaresma Neto, João Rodrigues
Orientador(es):: Resende, Viviane de Melo
Assunto:: Política pública
Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)
História - estudo e ensino - Distrito Federal (Brasil)
Cidadania - Distrito Federal (Brasil)
Date de publication: 15-aoû-2016
Référence bibliographique: QUARESMA NETO, João Rodrigues. Desenvolvimento e políticas públicas: análise da 'formação cidadã' no âmbito do PNLD (2015-2017). 2016. 241 f., il. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sociedade e Cooperação Internacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Résumé: Esta dissertação resulta de um esforço reflexivo híbrido produzido no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional (PPGDSCI) da Universidade da Brasília (UnB). De forma interdisciplinar, foi analisado como a diretriz da Formação Cidadã, no âmbito do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), contribui para o fomento do respeito à diversidade de gênero por meio de livros didáticos (LD) de História do Ensino Médio no atual triênio (2015-2017). O corpus analisado foi composto pela coleção mais utilizada no Distrito Federal (Oficina de História) e o aporte teórico-metodológico utilizado é proveniente do diálogo com a tradição brasiliense em Análise Crítica de Discurso (ADC). Como resultado foi demonstrado alcances e limites dessa prática de governança materializada no corpus supracitado.
Abstract: This Master’s thesis is a result of a hybrid reflexive effort conducted in the Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional (PPGDSCI) at the University of Brasília (UnB). In an interdisciplinary basis, it was analyzed how the Formação Cidadã [Citizenship Development], issued from the Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) [National Program of School Books], help to promote respect for gender diversity through History books used in Secondary Schools during the current triennial (2015-2017). The analyzed corpus was composed by the most consumed collection in the Distrito Federal (Oficina de História). The theoretical and methodological approach applied comes from a dialogue with a local tradition in Critical Discourse Analysis (CDA). In terms of analytical outcome, it demonstrates scopes and limitations of this governance practice materialized in the corpus abovementioned.
metadata.dc.description.unidade: Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sociedade e Cooperação Internacional, 2016.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2016.03.D.21213
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/21213/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.