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Titre: Kierkegaard e Plantinga : a subjetividade e a crença em Deus
Autre(s) titre(s): Kierkegaard and Plantinga : subjectivity and belief in God
Auteur(s): Paula, Marcio Gimenes de
Assunto:: Kierkegaard, Soren, 1813-1855
Plantinga, Alvin Carl, 1932- crítica e interpretação
Subjetividade
Filosofia e religião
Crenças
Date de publication: mai-2011
Editeur: FFCH
Référence bibliographique: PAULA, Marcio Gimenes de. Kierkegaard e Plantinga: a subjetividade e a crença em Deus. Veritas, Porto Alegre, v. 56, n. 2,p. 32-46, maio/ago. 2011. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/veritas/article/view/9764/7480>. Acesso em: 14 jun. 2016.
Résumé: O objetivo do presente trabalho é apresentar a discussão da temática da subjetividade como um importante fator para a afirmação da crença religiosa, tanto na obra de Kierkegaard como na obra de Plantinga. A despeito de algumas diferenças conceituais, avaliamos que ambos os autores não se interessam por provar a existência de Deus, mas antes se concentram na experiência como um fator central. Além disso, em ambos os autores, e na tradição cristã em geral, a subjetividade é fundamental para a afirmação da crença. Em Kierkegaard, tal conceito se encontra com a afirmação da fé enquanto absurdo. Em Plantinga, a afirmação da “basicalidade da crença” abre espaço para a relação de experiência e amplia o debate sobre a crença, reafirmando a sua posição crítica aos fundamentos da modernidade. Desse modo, a partir de alguns recortes específicos, busca-se o estabelecimento de um diálogo que consegue apontar, mesmo com diferenças essenciais entre os dois autores, notadamente na questão do absurdo e na ênfase maior de Kierkegaard sobre a fé como algo apaixonado, um fecundo debate. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The aim of this paper is to present a discussion of the issue of subjectivity as an important factor for the affirmation of religious belief in both the work of Kierkegaard and Plantinga. Despite some conceptual differences, we conclude that both authors are not interested in proving God’s existence, but rather focus on experience as a central factor. In addition, for both authors, and the Christian tradition in general, the subjectivity is fundamental to the affirmation of belief. In Kierkegaard the concept is the affirmation of faith as absurd. In Plantinga’s assertion “basical belief” makes room for the relationship of experience and expands the debate about belief, reaffirming its critical position to the foundations of modernity. Thus, from some specific approaches, we seek to establish a dialogue that, despite essential differences between the two authors, above all the theme of the absurdity of faith and Kierkegaard’s emphasis on faith as something passionate, can point out to a fruitful debate.
Licença:: Veritas (Porto Alegre) - Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Fonte: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/veritas/article/view/9764/7480. Acesso em: 14 jun. 2016.
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