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Titre: Ecos da mídia no discurso parlamentar
Autre(s) titre(s): Media echoes the parliamentary speech
Auteur(s): Miguel, Luis Felipe
Máximo, Helena
Assunto:: Discursos parlamentares
Mídia
Date de publication: 2015
Editeur: Programa de Pós-Graduação em Ciência Política - Universidade Federal de Pelotas
Référence bibliographique: MIGUEL, Luis Felipe; MÁXIMO, Helena. Ecos da mídia no discurso parlamentar. Revista Sul-Americana de Ciência Política, Pelotas, v. 3, n. 1, p. 1-19, 2015. Disponível em: <https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rsulacp/article/view/6066/4320>. Acesso em: 18 ago. 2016.
Résumé: O ambiente de representações do mundo social construído pelos meios de comunicação age tanto sobre os cidadãos comuns quanto sobre líderes partidários, parlamentares e governantes. A mídia tem, assim, um papel importante na formação do universo de referências a partir do qual os integrantes das elites políticas constroem suas ações. Tendo essas ideias como premissas e considerando que o discurso é um aspecto crucial da atividade dos congressistas, este trabalho busca perceber como os conteúdos da mídia embasam, sustentam e referenciam os pronunciamentos em tribuna dos parlamentares. Como base empírica, foi selecionada uma amostra de discursos pronunciados no plenário da Câmara dos Deputados entre 1999 e 2005. A análise identifica que, na relação entre parlamentares e meios de comunicação, há uma gestão estratégica da própria visibilidade, que passa por calibrar a relação com jornalistas e veículos e, por outro lado, por buscar se associar a temáticas que atraem a atenção dos meios para quem trata delas. Há, ainda, uma conivência instrumental baseada na percepção de que aquilo que é mais importante para o público é o que possui maior destaque nos meios de comunicação. Palavras-chave: discurso parlamentar, mídia. _______________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The social representations ambience constructed by media acts both on ordinary citizens and on party leaders, legislators and governors. Media therefore has an important role in structuring of the references universe from which members of political elites construct their actions. Having these ideas as assumptions and considering that the speech is a crucial aspect of congressional activity, this work seeks to understand how media contents underpin, support and reference the pronouncements of the parliamentary tribune. As empirical basis, it was selected a sample of speeches that took place in Brazilian's House of Representatives between 1999 and 2005. The analysis identifies that, in the relationship between lawmakers and media, legislators practice a strategic management of their own visibility, that includes approaching journalists and vehicles and, on the other hand, seeking to associate themselves with the themes that attract media attention. There is also a instrumental connivance based on the perception that what is most important for the public is what has greater prominence in media.
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