Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/21299
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_MarcioMeloFreitas.pdf1,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Praticando estatística no ensino médio
Autor : Freitas, Marcio Melo
Orientador(es):: Matos, Helder de Carvalho
Assunto:: Estatística - matemática
Aprendizagem - matemática
Matemática - estudo e ensino
Fecha de publicación : 22-ago-2016
Citación : FREITAS, Marcio Melo. Praticando estatística no ensino médio. 2016. xii, 52 f., il. Dissertação (Mestrado em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumen : Este trabalho propõe como objeto de estudo analisar o processo de ensino aprendizagem de Estatística na etapa final da educação básica a partir de informações adquiridas pelos próprios alunos. Estas serão confrontadas com os parâmetros curriculares nacionais numa proposta interdisciplinar com as mais variadas áreas do conhecimento. Utilizou-se como procedimentos metodológicos a pesquisa quantitativa e qualitativa, a qual permitiu tabular, analisar e interpretar os dados colhidos baseados em questionários aplicados pelos alunos na própria comunidade escolar. Almeja-se, com este trabalho, que os profissionais envolvidos neste contexto dispensem um tratamento diferenciado ao ensino de estatística, no intuito de consolidar uma aprendizagem que dê sentido à realidade do aluno.
Abstract: This work has as object of study to analyze the teaching process Statistical learning in the final stage of basic education from information acquired by the students. These will be faced with the curriculum national guidelines in an interdisciplinary proposal with the most varied fields of knowledge. It was used as methodological procedures quantitative and qualitative research, which allowed tabulate, analyze and interpret the data collected based on questionnaires answered by students in their own school community. It aims, with this work, the professionals involved in this context dispense different treatment to statistical education in order to consolidate learning that makes sense to the student’s reality.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Exatas (IE)
Departamento de Matemática (IE MAT)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, 2016.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Matemática
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2016.06.D.21299
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/21299/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.