Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/21365
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_EducacaoPrisionalOlhar.pdf802,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Educação prisional : um olhar sobre as oficinas profissionalizantes na Penitenciária Feminina do Distrito Federal
Autor : Roza Pinel, Walace
Assunto:: Ensino profissional
Prisões
Mulheres
Fecha de publicación : jul-2015
Editorial : Instituto Mauá de Pesquisa e Educação Ltda
Citación : ROZA PINEL, Walace. Educação prisional: um olhar sobre as oficinas profissionalizantes da Penitenciária Feminina do Distrito Federal. SuperUni, Brasília, ano 4, n. 7, p. 36-40, 2015. Disponível em: http://mauadf.com.br/download/114-download-da-revista-superuni. Acesso em: 2 set. 2016.
Resumen : A questão penitenciária brasileira pode ser observada como um dos graves problemas sociais, levando-nos a um amplo debate acerca do sistema prisional e sua relação com as práticas educativas e laborais. Verificou-se que entre os anos de 2005 e 2012, houve um significativo aumento da população carcerária no país. Nesta mesma data, houve um crescimento significativo de mulheres em situação de privação de liberdade de 12.925 (2005) para 31.824 (2012) sujeitas. As mulheres passaram de 4,35% para 6,17% no período de três anos do percentual da massa carcerária brasileira. Diante disso, o objetivo geral deste artigo é o de A questão penitenciária brasileira pode ser observada como um dos graves problemas sociais, levando-nos a um amplo debate acerca do sistema prisional e sua relação com as práticas educativas e laborais. Verificou-se que entre os anos de 2005 e 2012, houve um significativo aumento da população carcerária no país. Nesta mesma data, houve um crescimento significativo de mulheres em situação de privação de liberdade de 12.925 (2005) para 31.824 (2012) sujeitas. As mulheres passaram de 4,35% para 6,17% no período de três anos do percentual da massa carcerária brasileira. Diante disso, o objetivo geral deste artigo é o de analisar a oferta de qualificação laboral nas oficinas da Penitenciária Federal do Distrito Federal (doravante PFDF), para desenvolver uma proposta de educação profissional que fomente o trabalho como princípio educativo. O estudo versará sobre a PFDF, um estabelecimento prisional destinado ao recolhimento de sentenciadas ao cumprimento de pena privativa de liberdade em regime fechado e semiaberto, com as estudantes matriculadas nas oficinas profissionalizantes.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)
Licença:: Autorização concedida ao Repositório da Universidade de Brasília (RIUnB) pelo autor, 01/09/2016, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 3.0 Unported, que permite copiar, distribuir, transmitir e adaptar o trabalho, desde que o autor e licenciante seja citado, sendo permitido o uso para fins comerciais.
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/21365/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.