Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/21399
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2016_CleudianadosSantosFeitozaZonzini.pdf5,89 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Algoritmos de multiplicação : uma experiência no ensino fundamental
Auteur(s): Zonzini, Cleudiana dos Santos Feitoza
Orientador(es):: Seimetz, Rui
Assunto:: Algoritmos
Matemática (Ensino fundamental)
Matemática - estudo e ensino
Date de publication: 5-sep-2016
Référence bibliographique: ZONZINI, Cleudiana dos Santos Feitoza. Algoritmos de multiplicação: uma experiência no ensino fundamental. 2016. [67] f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Résumé: Este trabalho trata-se de algoritmos de multiplicação, que foi trabalhado juntamente com problemas envolvendo o princípio multiplicativo ou princípio fundamental da contagem. O objetivo deste trabalho é apresentar alguns dispositivos multiplicativos e estudar como os alunos se comportam perante problemas multiplicativos após conhecerem os algoritmos. Foi elaborada uma proposta pedagógica de apresentação e análise da utilizaçao dos métodos, por meio de uma pesquisa qualitativa, com alunos do 6° ano do ensino fundamental que participavam do projeto Escola Integral em uma escola na periferia de Brasília. Obtivemos resultados consideráveis com este trabalho. Está descrito as atividades desenvolvidas bem como as análises e observações das estratégias escolhidas.
Abstract: This work it is multiplication algorithm , which has been working together with problems involving multiplicative principle or rule of product The aim of this paper is to present some multiplicative devices and study how students behave towards mul- tiplicative problems after learning algorithms an educational proposal was drawn up for presentation and analysis of the use of the methods by means of a qualitative rese— arch with students of the sixth year of elementary school participating in the Integral School project at a school on the outskirts of Brasilia. We obtained significant results with this job. It described the activities as well as the analyzes and observations of the chosen strategies.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Exatas (IE)
Departamento de Matemática (IE MAT)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2016.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional
Licença:: A concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2016.07.D.21399
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/21399/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.