Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/21401
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_PensamentoEstrategicoSeculo XX.pdf2,54 MBAdobe PDFView/Open
Title: O pensamento estratégico no século XX : explicações históricas
Other Titles: Strategy in the 20TH century : explanations from history
Pensamiento estratégico en siglo XX : explicación histórica
Authors: Conke, Leonardo Silveira
Assunto:: Estratégia
Issue Date: Oct-2013
Publisher: Comitê Científico Interinstitucional
Citation: CONKE, Leonardo Silveira. O pensamento estratégico no século XX: explicações históricas. Revista Iberoamericana de Estratégia - RIAE, São Paulo, v. 12, n. 4, p. 210-234, out./dez. 2013. Disponível em: <http://www.revistaiberoamericana.org/ojs/index.php/ibero/article/view/1951/pdf_1>. Acesso em: 05 set. 2016. DOI: 10.5585/riae.v12i4.1951.
Abstract: Considerando a relação entre as organizações e seu ambiente admite-se, neste ensaio, que o estudo do contexto histórico auxilia no entendimento dos motivos pelos quais elas realizam determinadas escolhas. Assim, tem-se como objetivo situar historicamente as principais teorias e ferramentas estratégicas desenvolvidas a partir do século XX, descrevendo como os fatos da história geral (relacionados à economia, cultura, política, tecnologia etc.) influenciaram no seu surgimento, na sua aceitação, na sua expansão ou na sua consolidação. Normalmente, a história tradicional é preterida nos textos da Administração, limitando-se às explicações sobre a Revolução Industrial e à transição do feudalismo para o capitalismo. Neste artigo, a extensa pesquisa bibliográfica permitiu oferecer explicações adicionais, baseadas em acontecimentos históricos marcantes, para a evolução ocorrida no pensamento estratégico a partir do século XX. Como resultado, foram percebidos quatro momentos nos quais há um alinhamento mais nítido entre os desafios criados pelas condições históricas e as estratégias oportunamente propostas para enfrentá-los: no primeiro período (1900-1938) a preocupação com a organização e o controle das atividades empresariais aproxima a estratégia da Administração Científica; o segundo (1939-1964), é marcado pela formalização do planejamento e pelo reconhecimento da área; nas décadas seguintes (1965-1989), a competição e a incerteza exigem estratégias voltadas aos problemas externos, desenvolvidas principalmente pelas consultorias; no último período (1990-2010), caracterizado pela disponibilidade ilimitada de dados e informações, o conhecimento e a prática dos estrategistas tornam-se indispensáveis. Nas considerações finais, são apresentadas duas possíveis tendências estratégicas dos próximos anos.
Abstract: In this essay, we argue that an historical perspective helps to understand some of the strategic choices made by organizations. More specifically, the purpose here is to describe the great influence of historical events (related to economy, politics, technological advancement etc.) on the creation, acceptance, spreading and / or establishment of the strategic theories and tools developed since the beginning of the 20th century. Texts that usually discuss management and history outline only the Industrial Revolution or the transition from feudalism to capitalism, underestimating other historical forces that offer additional explanations to the evolution of strategic thinking. As a result of an extensive bibliographical research, we were able to identify four periods where the strategic theories developed reveal suitable responses to the challenges created by the environment: in the first one (1900-1938), strategy is concerned with organization and control of business activities, resembling the ideas developed by Scientific Administration; in the second period (1939-1964), strategic planning is formalized and the area is broadly recognized; the next decades (1965-1989) are characterized by competition and uncertainty, making strategy focus on problems emerged from the outside; finally, on the turn of the century (1990-2010), the unlimited information availability enhances the need for strategists’ conceptual and practical knowledge. Also, as a final contribution, we suggest two possible trends to the future of strategy.
Resumen: Teniendo en cuenta la relación entre las organizaciones y su entorno son aceptables , en este ensayo, que el estudio del contexto histórico ayuda a entender las razones por las que realizan ciertas opciones. Por lo tanto , el objetivo ha situar históricamente las principales teorías y herramientas estratégicas desarrolladas a partir del siglo XX, que describe cómo los hechos de la historia general (relacionado con la economía , la cultura, la política, la tecnología, etc . ) Influenciado su apariencia, su aceptación en su expansión o consolidación. Por lo general, la historia tradicional ha quedado en desuso en los textos de Administración, limitado a las explicaciones de la Revolución Industrial y la transición del feudalismo al capitalismo. En este artículo, la extensa búsqueda en la literatura permitió ofrecer explicaciones adicionales , basados en eventos históricos importantes para la evolución del pensamiento estratégico del siglo XX. Como resultado, se percibieron cuatro momentos en los que hay una alineación clara entre los retos planteados por las condiciones históricas propuestas oportunas y estrategias para hacerles frente : en el primer período (1900-1938) la preocupación por la organización y el control de las actividades empresariales más cerca Estrategia de Gestión de la Ciencia , y la segunda (1939-1964) está marcada por la formalización de la planificación y el reconocimiento de la zona; durante las décadas siguientes (1965-1989) , la competencia y la incertidumbre requieren estrategias orientadas a cuestiones externas , desarrolladas principalmente por consultores , en el último período (1990-2010) , que se caracteriza por la disponibilidad ilimitada de datos y la información , el conocimiento y la práctica de los estrategas se vuelven indispensables. En la conclusión, se presentan dos posibles tendencias estratégicas de los próximos años.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Administração (FACE ADM)
Licença:: Revista Iberoamericana de Estratégia - This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0). Fonte: http://www.revistaiberoamericana.org/ojs/index.php/ibero/article/view/1951/pdf_1. Acesso em: 05 set. 2016.
DOI: https://dx.doi.org/10.5585/riae.v12i4.1951
Appears in Collections:Artigos publicados em periódicos e afins

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/21401/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.