Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/21435
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2016_DenniaPasqualieCabra.pdf1,16 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Trabalho docente virtual em educação física : saberes docentes e práticas pedagógicas sobre as práticas corporais
Autre(s) titre(s): Virtual job teaching in physical education : knowledge teachers and educational practices on practices body
Auteur(s): Cabra, Dennia Pasquali e
Orientador(es):: Lazzarotti Filho, Ari
Assunto:: Educação física - estudo e ensino
Ensino a distância
Trabalho docente
Práticas corporais
Date de publication: 16-sep-2016
Référence bibliographique: CABRA, Dennia Pasquali e. Trabalho docente virtual em Educação Física: saberes docentes e práticas pedagógicas sobre as práticas corporais. 2016. 147 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Résumé: Por meio dos ambientes virtuais de aprendizagem, possibilitados pela Educação a Distância, os tempos e os espaços para ensinar e aprender já não mais se restringem à sala de aula em seu espaço físico e seu tempo pré-estabelecido, como historicamente fora constituído. Compreender como acontece o trabalho docente na Educação Física, em meio a um espaço não-físico e em um trabalho atemporal, constituiu o objetivo geral desta pesquisa. Por meio de uma pesquisa de característica qualitativa, foram realizadas observações a 10 disciplinas de conteúdos identificadores do campo da Educação Física (relativos às práticas corporais), do curso de Educação Física, modalidade a distância, da Universidade Federal de Goiás, bem como entrevistas semiestruturadas com 8 professore(a)s desta instituição de ensino superior. Categorias como tecnologia, trabalho e saberes docentes foram extraídas e possibilitaram compreender o trabalho docente na Educação Física em relação a organização e estruturação das disciplinas nos ambientes virtuais de aprendizagem, as práticas pedagógicas desenvolvidas em relação à tecnologia, a natureza do trabalho docente virtual, os saberes incorporados por uma educação através das mídias e as relações com a polidocência. Dentre as conclusões destaca-se que a prática pedagógica sobre as práticas corporais possuem características de uma modalidade presencial de educação, porém avançam diante do saber-fazer na medida que articula os conhecimentos técnicos-científicos com os teórico-científicos; os saberes sobre as tecnologias e as mídias foram incorporados ao trabalho docente; a polidocência mostrou-se como inerente ao trabalho docente virtual.
Abstract: Through the virtual learning environments enabled by the Distance Education, times and spaces for teaching and learning no longer restricted to the classroom's physical space and its pre-set time, as historically constituted out. Understanding how does the teaching work in physical education in the midst of a non-physical space and a timeless work, was the objective of this research. Through a qualitative characteristic of research, observations were carried out at 10 disciplines handles contents of the field of Physical Education (related to corporal practices), the Physical Education course, the distance mode, the Federal University of Goiás, as well as semi-structured interviews with 8 teachers of this higher education institution. Categories like technology, work and teaching knowledge were extracted and allowed understand the teaching profession in Physical Education regarding the organization and structuring of the subjects in virtual learning environments, pedagogical practices developed in relation to technology, the nature of virtual teaching work, knowledge incorporated by an education through the media and relations with polidocência. Among the findings is emphasized that the pedagogical practice of corporal practices have characteristics of a classroom type of education, but advance on the know-how to the extent that articulates the technical and scientific knowledge with the theoretical and scientific; the knowledge about the technologies and media were incorporated into the teaching profession; the polidocência proved to be inherent in virtual teaching.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação Física (FEF)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Educação Física, 2016.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2016.06.D.21435
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/21435/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.