http://repositorio.unb.br/handle/10482/21530
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_EducacaoPereservacaoSitios.pdf | 838,83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Educação e preservação de sítios arqueológicos |
Outros títulos: | Education and preservation of archeologicaI sites |
Autor(es): | Honor, André Cabral |
Assunto: | Patrimônio Arqueologia Metodologia |
Data de publicação: | Set-2007 |
Editora: | Ensino de História - UEL |
Referência: | HONOR, André Cabral. Educação e preservação de sítios arqueológicos. História & Ensino (UEL), v. 13, p. 63-69, set. 2007. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/11644/10325>. Acesso em: 12 set. 2016. |
Resumo: | Este trabalho faz parte do projeto de monitoria desenvolvido na disciplina "Pré
História", do Curso ele Graduação em História na Universidade Federal da
Paraíba, durante os períodos letivos 2004.1 e 2004.2, sob orientação do Prof. Dr.
Ricardo Pinto de Medeiros. Tem como principal objetivo desenvolver uma
possibilidade metodológica de educação patrimonial, voltada especificamente
para a preservação do patrimônio arqueológico. Almeja-se que o aluno possa se identificar com esse tipo de bem, tornando-se assim vetor multiplicador da
consciência sendo despertado para a importância da história na
construção de uma sociedade sustentável, que permita às gerações futuras o
acesso ao conhecimento nas suas mais variadas formas, construindo desta
forma uma identidade social. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT This paper is part of a monitory project developed through the class of Prehistoric, from History Graduation Course of Universidade Federal da Paraíba in the year of 2004, under the supervision of Prof. Ricardo Pinto de Medeiros, PhD. Its purpose is to develop a methodological opportunity of patrimonial education, focused on the preservation of archeological patrimony .It aims students' recognition of these values, spreading their knowledge into more wide preservation consciousness, making them aware of History's importance in the construction of a reliable society, which will allow the future generations the access of knowledge in different ways, building up, therefore, a social identity. |
Licença: | Autorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) pela editora da revista, em 8 set. 2016, para disponibilizar este artigo, com os seguintes termos: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.